Há quase quatro décadas, Corrida Cidade de Aracaju alia o esporte à história da capital

Juventude e Esporte
12/03/2020 10h00

Aguardada por corredores de Sergipe e de outros estados do país, a 37ª edição da Corrida Cidade de Aracaju vai ser realizada no próximo dia 21. Neste ano, a competição realizada pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário da cidade, que completa 165 anos no dia 17 de março, foi ampliada e terá a participação de 5 mil atletas.

Devido às ações do Planejamento Estratégico da gestão municipal, desenvolvidas pela Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp), pasta que organiza a competição, a Corrida Cidade de Aracaju se consolidou, nos últimos anos, no calendário esportivo nacional nos últimos anos como uma das principais corridas de rua do Brasil.

Mas, além do esporte, a competição é reconhecida também pela importância histórica do ato que ela celebra: a mudança da capital do Estado, de São Cristovão para Aracaju, ocorrida em 17 de março de 1855. Apesar de ter sua primeira edição realizada em 1979, a competição foi legitimada somente em 1983.

"Os avanços que obtivemos nos últimos anos mostram que estamos no caminho certo e que conseguimos fortalecer o esporte sem deixar de lado os aspectos históricos da competição. A categoria de 24km sai do Centro de São Cristóvão e chega em Aracaju, na antiga Praça do Mini Golfe [praça Inácio Joaquim Barbosa]. A dificuldade pelas ladeiras da João Bebe Água é uma característica importante para os corredores com esse trecho que respeita a tradição. É um momento de muita vibração do público que acompanha", comenta Jorge Araujo Filho, secretário municipal de Governo e em exercício da Sejesp.

Hoje, a corrida já soma vários recordes. Somente para a edição de 2020, o primeiro lote de ingressos com 2 mil vagas esgotou em cerca de três horas. O segundo também esgotou pouco após a abertura. O sucesso se deve à organização que a cada ano supera as expectativas dos participantes.

O público, que em 2016 foi de 1.780 inscritos, chega, nessa 37ª edição, aos 5 mil participantes, o que representa um crescimento de 200% na participação dos atletas.

O corredor Márcio Freitas, de São Vicente (SP), conta que aguardou com ansiedade a abertura do 3º lote de inscrições para a Corrida Cidade de Aracaju. "É a primeira vez que vou correr e quero muito conhecer o percurso e aprender sobre a história da capital. Pretendo voltar mais vezes e a expectativa está alta para participar", atesta.

Edvaldo Amorim, de 61 anos, já participou mais de 30 vezes da competição. "O que me motiva é a dificuldade que ela tem. Por força da distância, o corredor tem essa prova como um marco. É uma competição essencial para que o atleta se consagre durante o ano. Existe uma lenda que diz assim: quem nunca correu maratona não é corredor. Eu digo que quem nunca correu São Cristóvão-Aracaju não é corredor. Essa prova é realmente um divisor de águas. É a maior do Estado em todos os níveis, tanto de percurso, como de organização", afirma.
 
E a admiração não atinge somente os que participam de forma direta. O baiano Valdemir Manoel Norberto colabora com a competição assistindo aos amigos que correm todos os anos. "Adquiri deles o gosto por corridas, mas com a diferença de que eles correm e eu prestigio. É lindo de ver, em especial, essa corrida, porque ela é o símbolo da mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju. Faz parte da história dessa cidade e ela representa muito bem esse espírito", salienta.