Prefeitura capacita mais uma turma do curso de Porteiro

Formação para o Trabalho
11/03/2020 17h30

Nesta quarta, 11, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju capacitou mais uma turma da oficina de Porteiro (4h). Estruturada pelas demandas exigidas no mercado de trabalho, a capacitação foi promovida em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho de Sergipe (SRT/SE).

Um serviço de portaria de qualidade é aquele que oferece comodidade, segurança e tranquilidade para os moradores do condomínio, características que são oferecidas pelas construtoras no ato de venda ou locação de um imóvel. Por isso, o investimento em utensílios de segurança, como câmeras, interfones, sensores, alarmes, entre outros, também são pontos principais para atrair clientes.

A busca por profissionais que estejam aptos a manusear esses equipamentos também é muito grande. Além das funcionalidades convencionais, essenciais para ser um bom profissional na área, a portaria é um local que também concede personalidade ao condomínio. A boa receptividade, atenção e efetividade fazem com que moradores e visitantes se sintam confortáveis e seguros naquele espaço.

A instrutora da oficina, Cláudia Rezende, desenvolveu para os instruídos qual é a perspectiva exigida no ato de contratação de porteiros, agregando no currículo dos futuros profissionais a dinâmica de conteúdo essencial para que eles estejam aptos a competir pelas vagas existentes no mercado de trabalho.

“Essa boa relação com os condôminos é essencial. O porteiro é o profissional responsável pelo controle de entrada e saída de visitantes, recebimento de encomendas e controle do acesso de prestadores de serviços”, destacou a instrutora. Além dessas finalidades, Cláudia ressaltou que os alunos receberam instruções sobre seus direitos e o que é de responsabilidade do seu cargo.

Resultado satisfatório
João Paulo Bueno tem 24 anos e trabalha como pintor profissional. Ele, que é do Paraná e mora há 5 meses em Aracaju, lisonjeou o trabalho da gestão atual em oferecer cursos profissionalizantes e gratuitos. “É muito acolhedor você chegar numa nova cidade e receber ajuda para poder se capacitar profissionalmente e concorrer para as vagas de emprego”, salientou o jovem.

O profissional enfatiza também o fato de que, além de pintor, ele vai ter uma oportunidade de se especializar em um novo segmento ocupacional. “Eu quero agarrar essas oportunidades porque eu posso me candidatar a outras vagas de emprego. Isso é muito importante hoje em dia, porque quanto mais você tiver especialidade, melhor”, disse João Paulo.

A autônoma Erlaye Alves, 32 anos, é uma grande aproveitadora dos cursos oferecidos pela Fundat. “Já fiz curso de administração e mais quatro outros cursos oferecidos pela Prefeitura e reconheço que essa é uma nova chance para que eu consiga me inserir no mercado de trabalho novamente”, afirmou.

A aluna da turma de oficina de Porteiro ainda ressalta a importância que a capacitação tem para aprimorar o seu currículo. “É uma oportunidade que se deve aproveitar, aconselho que todos sempre participem das inscrições para cursos e oficinas. Assim, você consegue se lançar profissionalmente e mostrar diferencial durante a concorrência das vagas”, ressaltou Erlaye.