Prefeitura conclui capacitação sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Assistência Social e Cidadania
12/03/2020 13h17

Após três dias, foi encerrado nesta quinta-feira, 12, o “Capacita Sinapir”, uma iniciativa do Programa Nacional de Capacitação de Gestores e Conselheiros de Igualdade Racial e Étnica sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do governo federal, apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Na capital sergipana, o curso foi promovido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Gerência de Igualdade Racial da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) e Conselho Municipal de Promoção e Participação da Igualdade Racial (Comppir), da Secretaria Municipal da Assistência Social, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), no Centro.

A realização desta capacitação foi possível devido à adesão ao Sinapir pela Prefeitura de Aracaju em janeiro deste ano, que possibilita ao município o acesso prioritário aos recursos do governo federal voltados às políticas públicas de promoção da igualdade racial.

As aulas foram ministradas pelo consultor do Pnud em Aracaju, no projeto “Políticas de Promoção da Igualdade Racial” do Sinapir e pelo diretor da DDH da Assistência Social de Aracaju, Ilzver Matos. De acordo com Ilzver, a capacitação é fundamental para o fortalecimento do sistema no município e em todo o estado de Sergipe.

“É um momento importante para articular a gerência, diretoria, secretaria e conselho com os movimentos sociais existentes para estabelecer um alinhamento sobre as pautas acerca do tema. A ideia é formar todos os agentes envolvidos sobre esse marco legal, além de analisar sobre as ações do que tem sido feito na capital. Como resultado, temos uma equipe de gestores capacitados sobre as políticas afirmativas de promoção da igualdade racial”, explicou.

A Gerência de Igualdade Racial da DDH, membros do Comppir, gestores de secretarias municipais e estaduais e integrantes de movimentos sociais puderam aprender sobre a estrutura organizacional do Seppir, formas de adesão ao Sinapir, elaboração de projetos para participar de editais do sistema nacional e como montar um plano de promoção e igualdade racial.

Para a presidente do Comppir de Aracaju e ativista da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Thatiana Menezes, o curso é mais uma ferramenta para consolidar as ações do Conselho. “A nossa participação é necessária para adquirir informações, promover debates e trocar vivências sobre um tema trabalhado intersetorialmente. É uma atividade importante porque nós já estamos elaborando o plano de ação municipal de promoção de igualdade racial junto a outros órgãos para garantir as políticas públicas destinadas a essa parcela da população”, contou.

O presidente do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) de São Cristóvão, José Américo Costa, participante do evento, afirmou que as informações acerca do Sinapir são importantes para desenvolver ações de políticas públicas na grande Aracaju.    

"Fui convidado para aprender sobre o sistema para ampliar, cada vez mais, as ações de direitos humanos na minha cidade. A grande parcela da nossa população é potencialmente formada por jovens negros e integrantes de religiões de matrizes africanas, por isso a necessidade de desenvolver ações e projetos nessa área para que possamos garantir os direitos essenciais da população negra”, observou.