Oficina sobre dicas de redação é uma das apostas de capacitação da Prefeitura

Formação para o Trabalho
12/03/2020 16h20

Em continuidade às ações de qualificação profissional da população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju promoveu nesta quinta, 12, na Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), a oficina de Dicas de Redação (4h). Realizada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a capacitação pretende ampliar a eficiência na escrita dos participantes.

Uma boa redação e escrita são pontos primordiais em processos seletivos e garante melhores de condições de competir a vagas de emprego, concursos públicos ou ingressar em universidades. Além disso, a oficina é necessária também para os que têm dificuldade em desenvolver textos ou para aqueles que desejam manter um ritmo de produção para aprimorar a escrita.

A oferta de cursos e oficinas para os aracajuanos é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico da atual gestão e objetiva assegurar à população aprimoramento profissional e mais conhecimentos.

Márcio Cardoso é instrutor da oficina de Dicas de Redação. Licenciado em Letras, graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e Direito, é especialista em Didática de Ensino Superior e mestre em Educação. Um currículo exemplar e capacitado para transmitir o conteúdo aos alunos de maneira bastante competente.

“Não tem como falar sobre dicas de redação básica sem perpassar por temáticas como a importância da leitura e o hábito de se praticar através de exercícios cotidianos. Não só a comunicação escrita como a oralizada. É dentro desse contexto que trabalhamos a reflexão desses partícipes na oficina, para que eles saiam daqui com a perspectiva que o texto não é algo fechado, mas que precisa de uma técnica específica e como adquiri-la”, destaca o instrutor, ao reconhecer a importância da oferta desse tipo de oficina.

Objetivos
A oficina é oferecida para além da questão profissional e está sendo colocada também em outros aspectos. Por isso, os alunos foram questionados sobre qual o objetivo deles no conhecimento em dicas de redação, pois, assim, o conteúdo pode ser melhor direcionado. Grande parte do interesse desses instruídos é para orientações voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e como funcionam as redações da prova.

Como no caso da jovem Kathleen Maiara, 18 anos, que buscou a oficina para reacender os seus conhecimentos. “Estou aqui com o objetivo de aprimorar os meus conhecimentos, porque terminei os estudos há dois anos. Como eu vou fazer o Enem neste ano, é um ótimo momento de aprender ainda mais e relembrar assuntos que preciso para desenvolver uma boa redação”, explicou a jovem.

Para o estudante de Educação Física, Marcelo Alexsandro, 20 anos, a capacitação proporciona a oportunidade de aprender mais sobre os conteúdos na produção de escrita. “Eu me interessei em fazer a oficina porque tenho muito mais a agregar e achei interessante essa área. É algo que tenho bastante a aprender ainda, então eu preciso aproveitar oportunidades assim para ter uma melhor noção de como devo escrever”, relatou Marcelo.