Prefeitura realiza primeira reunião do ano com aliança global de cidades sustentáveis

Meio Ambiente
13/03/2020 15h47

A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta sexta-feira, 13, a primeira reunião do ano com a aliança global Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.

Realizado à distância, o encontro reuniu diretores de diversos setores da Sema e teve como objetivo alinhar as ações do município de Aracaju com base no Planejamento Estratégico e nas soluções disponibilizadas pelo Iclei.

“O Iclei trabalha com cidades preocupadas com a sustentabilidade e Aracaju, conforme estabelece o Planejamento Estratégico da gestão municipal, vem trabalhando forte para transformar Aracaju em uma cidade sustentável e inteligente”, ressalta o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Presente em mais de 100 países,o Iclei tem como objetivo influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

“Devido ao Iclei ser essa aliança global presente em diversos países e continentes, o objetivo é que a gente possa ter a perspectiva de verificar os bons exemplos e capacidades que existem no mundo de sustentabilidade e sintonizar Aracaju com essas práticas”, enfatiza o o gestor da Sema.

Além do secretário do Meio Ambiente, a reunião contou com a participação de Flavia Castelhiano e Thyná Shervis, representantes da Iclei São Paulo, e da diretora do Departamento de Licença Ambiental da Sema, Ivana Sobral; do diretor do Departamento de Controle Ambiental; Manuel Leal; da diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Karla Barreto; e a analista ambiental, Carla Zoaid.

De acordo com Karla Barreto, os temas mencionados na reunião irão contribuir com as metas de sustentabilidade do Município, auxiliando na arborização da cidade e na construção dos inventários deste e dos próximos anos.