Prefeitura divulga cronograma semanal das ações de combate à dengue na capital

Saúde
16/03/2020 09h56

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga, nesta segunda-feira, 16, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que serão desenvolvidas ao longo desta semana. A mobilização tem como meta combater o vetor e evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A aplicação do fumacê costal, nesta segunda-feira, 16, será realizada no bairro Atalaia. Na quarta-feira, dia 18, os agentes de combate às endemias estarão no bairro Soledade. Já na quinta-feira, dia 19, no bairro Porto Dantas.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, a ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h. “É nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, ressalta o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Outra ação são as visitas noturnas que acontecerão nesta segunda no bairro Atalaia. Os agentes de combate às endemias da SMS também atuarão na segunda, quarta e quinta-feira, dias 16, 18 e 19, no bairro Ponto Novo.

“A atividade noturna reforça o trabalho educativo que já vem sendo feito durante o dia. Os agentes incentivam as pessoas durante essas visitas, pois é fundamental que o morador faça a verificação diária, principalmente nos quintais, a fim de evitar novos criadouros nas residências”, explica o gerente.

Mutirão
No próximo sábado, dia 21, será realizado mais um mutirão, e o bairro escolhido foi o Santa Maria. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, na UBS Celso Daniel, localizada na Trav. 5 s/n Conjunto Padre Preto, bairro Santa Maria.