Prefeitura adota medidas e orienta sobre cuidados para evitar proliferação do coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2020 06h00

A Prefeitura de Aracaju editou, na noite de segunda-feira (16), uma nova versão do decreto com as medidas de enfrentamento ao coronavírus, após a confirmação de mais quatro casos no município. A partir de agora, as aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares estão suspensas por 15 dias. Atividades em cinemas, teatros e afins também não poderão mais ser realizadas.
 
A administração municipal age para minimizar os efeitos da epidemia na cidade, mas precisa contar também com o esforço de cada um dos aracajuanos, que devem estar atentos às práticas que dificultam a proliferação do vírus.

O estado de “Emergência em Saúde Pública” é subdividido em três níveis: O primeiro iniciado a partir do surgimento de até 20 casos confirmados; o segundo a partir do surgimento de um caso grave ou acima de 20 casos confirmados; e o terceiro a partir do primeiro caso de óbito ocasionado pelo coronavírus. 

Para retardar o avanço nos próximos níveis, o prefeito Edvaldo Nogueira está editando decretos para salvaguardar a população, como a suspensão dos eventos relativos ao aniversário da cidade, que ocorreriam até o dia 4 de abril, e o cancelamento de reuniões e solenidades de iniciativa da gestão municipal que reúnam mais de 100 pessoas em ambientes fechados e 250 pessoas em lugares abertos pelos próximos 45 dias.

No entanto, o auxílio de cada cidadão é importante. É fundamental estar atento aos sintomas do novo coronavírus, que são bastante variados. Os mais comuns incluem tosse (seca ou com secreção) e febre (acima de 37°), mas é possível que os infectados apresentam também dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia, ou em casos mais graves dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. 

Apesar do primeiro caso confirmado e dos vários boatos que circulam nas redes sociais, o momento não é de pânico, mas de compartilhar a responsabilidade. “O caso identificado é importado, ou seja a pessoa não foi infectada aqui na cidade, portanto ainda não há caso de transmissão local. De qualquer maneira, é preciso redobrar os cuidados, com tranquilidade, para que a gente passe por este período sem grandes problemas. Assim, é fundamental exercitar a etiqueta respiratória, tomando as medidas necessárias para dificultar a transmissão”, explica a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taíse Cavalcanti.    
 
Sendo assim,  e levando em consideração que trata-se de um vírus que se propaga pelo ar, ou via contato (tanto com pessoas já infectadas quanto objetos não higienizados) algumas medidas são importantes como: lavar bem as mãos, sempre que possível e cuidadosamente, inclusive as partes internas das unhas; usar álcool em gel 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; tossir e espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo; evitar multidões; usar máscara caso apresente algum dos sintomas; manter distância de pelo menos um metro de pessoas tossindo ou espirrando; limpar com álcool objetos utilizados frequentemente; evitar cumprimentar com aperto de mãos, abraços ou beijo no rosto; permanecer em casa ao apresentar algum sintoma, com a exceção de procurar ajuda médica; e utilizar lenço descartável quando estiver com o nariz escorrendo.

Tomando esses cuidados é possível retardar a propagação do coronavírus, fazendo com que, ao atuar em conjunto com a administração municipal, os aracajuanos possam passar pelo período de pico com o menor número de casos possível.