Prefeitura investe em curso de capacitação na área de informática e tecnologia

Formação para o Trabalho
16/03/2020 11h10

Norteada pelo Planejamento Estratégico da atual gestão, a Prefeitura de Aracaju atua para gerar oportunidades para a população aracajuana. Neste sentido, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) iniciou nesta segunda, 16, o curso de Noções Avançadas de Informática (20h). Realizada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Maria Emília dos Santos – Dona Bibi, no bairro Santos Dumont, a capacitação se estende até o próximo dia 23 e é ministrada pelo instrutor Marcos Barbosa.

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação do profissional que busca por uma vaga de emprego. Algum tempo atrás, ter conhecimento na área de informática era o diferencial no currículo das pessoas que competem às vagas, mas hoje em dia a situação mudou. Além da exigência na área de informática, ou melhor, em várias tecnologias da informação, as pessoas devem saber lidar com situações diversas e empregar a tecnologia para facilitar seu dia a dia ou solucionar problemas com mais rapidez.

O perfil do profissional muda a cada instante, assim como o avanço das novas tecnologias. As oportunidades de se qualificar são muitas e com as capacitações oferecidas pela Prefeitura esse objetivo tem sido alcançado por diversos cidadãos aracajuanos. Dentro da oferta do curso de Noções Avançada de Informática, o cronograma engloba assuntos como uso do Pacote Office, tipos de memórias e programação.

O instrutor Marcos Barbosa aplicou para aos alunos o conteúdo de maneira bastante dinâmica, facilitando a absorção do assunto. “Os alunos aprendem mais fácil quando saem da teoria e partem para a prática. E, aqui fazemos assim. Com o auxílio de vídeos e equipamentos atualizados e de qualidade para manuseio, os alunos sairão com um potencial gigantesco e aptos a ocupar vagas de emprego”, destaca o profissional.

Intenções
Para os alunos, as vantagens são múltiplas e os objetivos, basicamente, se tornam os mesmos: se lançar no mercado de trabalho com um currículo qualificado. Weslley Santos, 20 anos, tem a meta de ingressar no campo de trabalho com competência profissional. O jovem tem ampla consciência sobre a concorrência acirrada e conta com a oferta do curso promovido pela Fundat para obter essa aptidão.

“Com os cursos oferecidos pela Prefeitura, eu posso me especializar cada vez mais. O mercado de trabalho está muito competitivo, e o curso de Informática Avançada me ajuda a estar capacitado para concorrer às vagas de emprego que são oferecidas no mercado”, ressalta o jovem.

A cabeleireira Carla Mendes, 36, vê o curso de Noções Avançadas em Informática com a expectativa de agregar mais valor em seu currículo. “Assim, na área de informática eu posso ter uma oportunidade a mais, um diferencial para o meu currículo”.

Além disso, a aluna também destacou a importância de participar dos cursos e oficinas que são proporcionados pela Fundação. “É muito importante para a gente buscar aproveitar essas oportunidades oferecidas pela Fundat. Eu mesma, sempre que tenho oportunidade, estou me cadastrando nas oficinas para ganhar preparo profissional. Estou aqui mais uma vez para cada vez mais ganhar conhecimento. E aconselho todos a sempre participarem dos cursos, assim como faço”, aconselhou a aluna.