Escolas municipais se mobilizam na conscientização sobre o novo coronavírus

Educação
16/03/2020 16h00

Diante da pandemia do novo coronavírus, as escolas municipais de Aracaju, mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), intensificaram nos últimos dias a conscientização sobre a prevenção à Covid-19, doença causada pelo vírus. Centenas de pais e alunos receberam diversas orientações para evitar a propagação da infecção.

No Centro Social São Francisco, unidade de ensino localizada no bairro Japãozinho e que oferece Educação Infantil, a equipe diretiva antecipou a reunião de pais e convidou um profissional de saúde para esclarecer as dúvidas dos presentes. Também foi confeccionado um folder explicativo para ser distribuído para pais e alunos. Também na Educação Infantil, a escola Nunes Mendonça, que oferece serviços de creche, apresentou vídeo explicativo na reunião de pais e mestres.

No bairro Santa Maria, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Laonte Gama da Silva e Papa João Paulo II estão trabalhando não somente com os pais, mas também com os alunos, todos os dias, durante a acolhida e também em sala de aula, com trabalhos de pesquisa e confecções de painéis. Na Emef Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, as discussões iniciaram pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e já está sendo organizada uma cartilha para ser distribuída entre os alunos dos anos iniciais.

A Emef Bebé Tiúba, no bairro Luzia, realizou reunião com a presença de cerca de 70 pais. “Tivemos várias pautas na reunião e incluímos o coronavírus porque muitos pais já nos procuram para pedir orientações. Nós estamos orientando que, caso a criança apresente algum sintoma de gripe, não seja trazida para a escola. Estamos também incentivando nos alunos o hábito de lavar as mãos constantemente e teremos uma reunião com a unidade de saúde do bairro para decidirmos o que podemos fazer a mais para proteger nossos alunos”, explica a diretora da Emef Bebé Tiúba, Auridete Santana.

Para intensificar os trabalhos de conscientização, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confeccionou cerca de dois mil panfletos que estão sendo distribuídos para professores da rede municipal de ensino, para disseminação das informações entre pais e alunos.

“As escolas, como formadoras de cidadãos, estão despertando nos estudantes, desde os mais novos até os maiores, a responsabilidade que todos temos em combater a propagação desse vírus. Neste momento, é necessário que cada um faça sua parte, seguindo as orientações das autoridades em saúde e da Gestão Municipal. Faremos o que for possível para minimizar os efeitos do coronavírus em Aracaju e proteger nossa comunidade escolar”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Coronavírus em Aracaju
O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta segunda-feira, 16, o decreto 6.094/2020, que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Aracaju. Além da suspensão de eventos públicos, com o intuito de evitar aglomerações, o gestor municipal anunciou a criação do “MonitorAju”, serviço telefônico que entrará em funcionamento na quarta-feira, dia 18, para que os cidadãos possam obter esclarecimentos sobre o vírus e para informar quadros suspeitos. O atendimento será possível através do canal 156. O prefeito também informou o contingenciamento de R$ 5milhões para utilização emergencial.