Ações planejadas garantem maior eficácia às ações de limpeza pública de Aracaju

Serviços Urbanos
17/03/2020 06h10

Além de cobrir todos os bairros da capital com a coleta do lixo domiciliar, a Prefeitura de Aracaju, desde 2017, investe em ações de conscientização ambiental para proporcionar, cada vez mais, espaços bem cuidados e uma cidade mais humana, inteligente e criativa, como preconiza o Planejamento Estratégico do Município.
 
Nesse sentido, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a gestão municipal atua de forma diversificada, com ações como o Cata Treco, a instalação dos primeiros ecopontos de Sergipe, as intervenções de paisagismo e a atuação de educadores ambientais e agentes nas comunidades. Assim, de forma planejada, administração disponibiliza, de forma eficaz, serviços urbanos que promovam o bem-estar dos aracajuanos, bem como de visitantes e turistas.

Para a aposentada Maria de Lourdes Neres, moradora do bairro Santos Dumont, a instalação do ecoponto no bairro em que mora transformou a paisagem e começa a mudar o comportamento das pessoas que residem lá.
 
"A chegada desta estação de entrega transformou o ambiente. Essa ideia do Ecoponto é muito bacana. Aqui em casa já descartamos restos de material de construção e algumas tábuas. Além disso, percebi que as pessoas estão vindo mais aqui e acabam ajudando a Prefeitura a manter nossa comunidade mais limpa e agradável”, comentou Neres.

Com a divulgação semanal do Cata Treco, feita continuamente no site da Prefeitura, redes sociais e veículos de comunicação, a população passou a contribuir com o programa. Foi o que aconteceu com Jeferson Rodrigues dos Santos. “O Cata Treco é um excelente programa e extremamente útil para nós. A Prefeitura está de parabéns. É muito bom poder retirar sem custo os objetos que ficam ocupando espaço desnecessário em nossas casas”, disse o morador do Mosqueiro.

"O empenho da gestão para inibir e combater o descarte irregular de lixo e entulho na capital, acontece através de ações planejadas e regulares. Procuramos de forma constante sensibilizar a população sobre a gravidade da ação. Neste sentido, a empresa mobiliza agentes ambientais que visitam residências e estabelecimentos comerciais, esclarecendo sobre as práticas cotidianas incorretas de descarte de resíduos, principalmente as que envolvem o tratamento do lixo doméstico. Ainda repassamos informações sobre a programação e serviços promovidos nos respectivos bairros", disse o presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas.

Sobre a rede de ecopontos, de acordo com o presidente da Emsurb, a escolha dos primeiros locais a receberem as estações aconteceu após um levantamento que demonstrou os bairros com maior proporção de descarte irregular de lixo na cidade. 

“Aos poucos, os ecopontos estão sendo inseridos na rotina dos aracajuanos. Neles, a cidadã e o cidadão podem descartar corretamente resíduos da construção civil e volumosos, eletrônicos e recicláveis, que contribuem, significativamente, para evitar o descarte irregular. Inserido no Planejamento Estratégico da administração municipal, no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos, a iniciativa conta, atualmente, com três unidades em funcionamento, nos bairros Industrial, Coroa do Meio e Santos Dumont, além de uma quarta estação em fase de conclusão no bairro 17 de Março”, explicou.

Ainda segundo Luiz Roberto, os locais previstos para a implantação dos novos ecopontos são os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, os bairros Lamarão, Jardins, América e Bugio e a avenida São Paulo. "A ideia não é ter um ecoponto por bairro, mas um que atenda a pelo menos duas ou três localidades, contemplando os 41 bairros da capital”, reiterou.

Já por meio do Cata Treco, a Emsurb possibilita aos cidadãos a destinação correta de diversos materiais sem serventia a exemplo de móveis, eletrodomésticos e colchões. Diariamente, o caminhão percorre alguma região da cidade atendendo os locais da programação estabelecida para este serviço, e, ainda, aos agendamentos feitos através do setor de Ouvidoria da empresa. Todo o material reciclável recolhido é encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos são destinados ao aterro sanitário.
 
Para reforçar o trabalho de combater ao descarte irregular de lixo e entulho na capital, a Emsurb também atua com ações planejadas de revitalização de espaços urbanos com a utilização de intervenções com paisagismo. As atividades envolvem a limpeza das áreas e, em seguida, a confecção de arranjos com pneus e mudas ornamentais. Até o momento, mais de 2 mil pontos foram revitalizados, por meio de ações desta natureza.

“Estamos trabalhando com planejamento. Encontramos uma situação caótica, em 2017, e hoje sentimos que o trabalho da Prefeitura de Aracaju, voltado para a limpeza pública, recebe o apoio da maior parte da população residente na capital, assim como visitantes e turistas”, completou o presidente.