Prefeitura amplia restrições em Aracaju com a confirmação de novos casos de coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2020 19h55

A Prefeitura de Aracaju editou, na noite desta segunda-feira, 16, uma nova versão do decreto com as medidas de enfrentamento ao coronavírus, após a confirmação de mais quatro casos no município. A partir de agora, as aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares estão suspensas por 15 dias. Atividades em cinemas, teatros e afins também não poderão mais ser realizadas.

A administração municipal também recomendou que a iniciativa privada e as instituições religiosas tomem medidas restritivas a aglomerações. As novas diretrizes foram definidas em reunião da qual participaram o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas, secretários municipais e estaduais e técnicos da área da Saúde.

"Acabamos de fazer uma nova reunião, Prefeitura e Governo do Estado, porque há poucos instantes recebemos a confirmação de mais quatro casos de coronavírus em Aracaju. Então passamos a ter cinco casos e, por este motivo, adotamos novas medidas agregando ao decreto que já havíamos anunciado hoje pela manhã. Vamos restringir ainda mais os eventos públicos, para 100 pessoas, em ambiente aberto, e 50 pessoas, em locais fechados", destacou o prefeito.

O gestor municipal prosseguiu: "Vamos suspender, também, a partir do dia 18, as aulas nas redes municipal e particular de ensino por 15 dias, assim como também solicitaremos o fechamento de teatros e cinemas. Bares e restaurantes continuam funcionando normalmente, desde que respeitem a delimitação de espaços de uma mesa para a outra de dois metros. Por fim, estamos recomendando a iniciativa privada e as entidades religiosas que adotem as mesmas medidas que estamos tomando", completou Edvaldo.

O prefeito reforçou, ainda, que o momento exige a união de todos, inclusive da própria população, mas que não há motivo para pânico. "São medidas que restringem ainda mais a circulação de pessoas e estamos pedindo a todos que colaborem. A Prefeitura tem adotado medidas para conter a evolução do vírus e evitar que o pico de contaminação seja igual a outros lugares. Mais uma vez, quero pedir para que a população não entre em pânico, mas que tenha muita responsabilidade neste momento que atinge não apenas a nossa cidade, mas nosso estado, o país e o mundo como um todo", ratificou.

Novos casos

Quatro casos foram confirmados nesta segunda-feira: um homem de 41 anos vindo da Espanha; uma mulher de 31 anos que veio dos Estados Unidos e participou de um casamento na Bahia; um homem de 34 anos vindo de São Paulo é um homem de 61 anos vindo de Brasília. Uma mulher de 36 anos vindo da Espanha foi o primeiro caso confirmado no sábado, 14. Todos estão em isolamento domiciliar.

Decreto

No decreto que entrou em vigor nesta segunda-feira, 16, fica estabelecido a criação de um serviço de monitoramento para acompanhar os casos sintomáticos, intitulado MonitorAju. Todos os aracajuanos que realizaram viagens internacionais para países considerados como área de risco ou estados que já registram transmissão comunitária, e que apresentam sintomas, devem permanecer em isolamento domiciliar de 14 dias, podendo se estender por igual período, conforme resultados. Da mesma forma quem viajou para as mesmas regiões e não apresenta sintomas, a recomendação é que entre em contato com a Vigilância Epidemiológica, através do 156, para monitoramento e orientações.

O decreto também estabelece a criação do Comitê de Operação de Emergência (COE), composto por diversos órgãos municipais, e o contingenciamento de R$ 5 milhões, pelo Município, para utilização emergencial. Locais de grande circulação, como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado.

Entre as medidas adotadas, também ficam suspensas as atividades em comemoração pelo aniversário da capital, que completa 165 anos nesta terça-feira, 17. Agora, ficam suspensos ou cancelados eventos públicos que reúnam igual ou acima de 100 pessoas, em espaços abertos, e 50 pessoas em espaços fechados.