Prefeitura capacita profissionais da Saúde sobre o Plano de Contingência do novo coronavírus

Saúde
18/03/2020 16h00

A Prefeitura de Aracaju, em atenção às diretrizes do Ministério da Saúde, capacitou profissionais da Saúde nesta terça-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sobre o Plano de Contingência no qual estão inseridas as devidas orientações acerca de como desenvolver o fluxo de atendimento em casos suspeitos do novo coronavírus.

“Um dos pontos fundamentais foi a preparação das equipes de saúde na acolhida e identificação desse possível paciente com suspeita da doença. O maior cuidado que devemos ter é na identificação de um caso suspeito, levando em conta a vinculação epidemiológica, precisamos dessa vinculação para fazer todos os trâmites protocolares, a fim de quebrar a cadeia de transmissão”, explica o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha.

É fundamental estar atento aos sintomas do novo coronavírus, que são bastante variados. Os mais comuns incluem tosse (seca ou com secreção) e febre (acima de 37°), mas é possível que os infectados apresentam também dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia, ou em casos mais graves dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. 

Nos casos suspeitos, o profissional da Saúde deve notificar imediatamente a Vigilância. Segundo a diretora da Vigilância e Atenção em Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, esta notificação precisa ser imediata ao Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS).
 
“Apesar do primeiro caso confirmado e dos vários boatos que circulam nas redes sociais, o momento não é de pânico, mas de compartilhar a responsabilidade. O caso identificado é importado, ou seja, a pessoa não foi infectada aqui na cidade, portanto ainda não há caso de transmissão local. De qualquer maneira, é preciso redobrar os cuidados, com tranquilidade, para que a gente passe por este período sem grandes problemas”, enfatiza.

É fundamental exercitar a etiqueta respiratória, tomando as medidas necessárias para dificultar a transmissão. “Como é uma doença infecciosa de contágio muito rápido, temos que estar preparados para fazer uma barreira em relação a essa transmissibilidade da doença. O interessante é que isso também nos chama a atenção para outras doenças respiratórias, e que muitas vezes se deixa passar por falta de experiência com o caso. O protocolo envolve todos os profissionais da saúde, desde a recepção, triagem e equipe de enfermagem, até chegar ao médico”, enfatiza a infectologista e referência técnica da SMS, Fabrízia Tavares.

Dados
De acordo com atualização da Vigilância, até o momento Aracaju tem cinco casos confirmados já submetidos a exames para detecção com resultado positivo, dois casos suspeitos, que são pessoas que estão aguardando resultado de exames e 14 casos descartados já submetidos a exames.