Famílias com crianças sem aula não terão o pagamento do Bolsa Família suspenso

Assistência Social e Cidadania
19/03/2020 15h30

Como medida preventiva contra o novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju adotou diversas medidas de enfrentamento da situação, como suspensão de aulas em instituições de ensino das redes pública e privada.
 
Apesar de a frequência escolar ser uma das condicionalidades (ações exigidas) do Programa Bolsa Família, do governo federal, para que a família garanta o benefício de transferência de renda, durante o período da pandemia mundial as famílias que recebem o auxílio não serão prejudicadas.
  
De acordo com a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, Yolanda Oliveira, o Município sinaliza ao governo federal quando há qualquer tipo de epidemia ou desastre natural.
 
“Neste momento, queremos tranquilizar todas as famílias que recebem o Bolsa Família. Nenhuma será penalizada devido à frequência escolar. No período em que as escolas estiverem fechadas oficialmente, o sistema do governo federal é sinalizado e nenhuma família é prejudicada”, garante Yolanda.
 
Atualização cadastral
 
Ainda segundo a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, as famílias que não estão inscritas ou com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados, também não precisam se preocupar.
 
“O governo também divulgou uma portaria adiando, por mais 120 dias, o prazo para que as famílias façam o cadastro ou atualizem as informações do CadÚnico. Portanto, os beneficiários do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não estão em dia com a ferramenta, não precisa ficar preocupadas. O governo e a gestão municipal vem adotando todas as medidas necessárias para todas as famílias continuem recebendo a assistência devida e apoio”, complementou.