Prefeitura assegura atendimentos à população em situação de rua no Centro Pop

Assistência Social e Cidadania
19/03/2020 15h00

Preocupada em garantir saúde e assistência à população em situação de rua na capital, devido à confirmação de casos de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, assegura os atendimentos no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), no Centro. 

O usuário que frequenta a unidade pode guardar seus utensílios, tomar banho, lavar roupas e ter acesso à alimentação, como café da manhã, e tickets refeição para almoço e jantar no restaurante popular. O espaço conta com refeitório; banheiros; salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social; realização de oficinas; inserção no Cadastro Único, ferramenta que dá acesso a programas sociais do governo federal; além de atendimentos técnicos como encaminhamento para emissão da carteira de identidade, dentre outros serviços.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Edilberto Filho, os serviços ofertados pelo equipamento estão mantidos e o funcionamento se dá na perspectiva de garantia de direitos e promoção da cidadania.

“Por entender que o equipamento é essencial para atender às necessidades dessa população, não deixamos de ofertar os serviços, mostrando a nossa preocupação, o respeito e a cautela com as pessoas em situação de rua. A unidade é um espaço de vivência, cidadania, de garantia dos direitos humanos. De forma muito aguerrida, a equipe do Centro Pop construiu uma metodologia de trabalho diferenciada de acesso e de controle da circulação dos usuários na unidade para garantir, principalmente, o direito à saúde deles e, consequentemente, dos nossos trabalhadores”, explica Edilberto.

Todas as unidades socioassistenciais do Município de Aracaju estão recebendo insumos para a contenção do coronavírus entre os trabalhadores. No Centro Pop, também serão disponibilizados materiais de higienização, a exemplo de máscaras, álcool em gel e sabonete líquido, para serem distribuídos à população em situação de rua.

Em decorrência das medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19, estabelecidas pela administração municipal, o Centro Pop passa a atender os usuários em horário reduzido por tempo indeterminado. Os atendimentos que antes eram feitos de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira,  passaram a ser realizados no horário de 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Habitualmente, o café da manhã, por exemplo, servido para os usuários na unidade, são oferecidos para cerca de 80 pessoas, simultaneamente. A partir de agora, a distribuição será dividida em grupos de 20 pessoas cada um. É uma medida para evitar aglomerações e não expor essa parcela da população ao risco de contágio do vírus.

"Fizemos uma avaliação e entendemos que, como os nossos usuários em situação de rua não passam todo o dia na instituição e o maior fluxo é pela manhã, vamos ofertar os serviços apenas no primeiro turno do dia. Estamos evitando que as pessoas fiquem juntas e proliferem o vírus. O acompanhamento das famílias continuarão sendo realizados pela equipe do Centro Pop e Abordagem Social, que fornecerão o material de higiene e proteção contra o coronavírus", garante a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.

Em situação de rua, Tiago Araújo, 32, utiliza a unidade há 12 anos e reconhece a importância do equipamento para suprir suas necessidades. “Graças a Deus, sou muito bem tratado pela equipe, eles correm atrás dos nossos direitos, fazem de tudo por nós. É um espaço onde eu consigo tomar um banho, me alimentar, ter um apoio. Se não fosse o Centro Pop, o que seria de mim e de meus colegas? Nós dependemos desse Centro, sou muito grato. Espero contar com os profissionais do Centro no combate ao vírus”, disse.

Apoio da Saúde

A Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o “Consultório de Rua”, programa que leva atendimentos médicos de forma itinerante para as pessoas em situação de rua, e o Projeto “Redução de Danos”, que oferece aos beneficiados educação em saúde sexual e orientações para redução de danos à saúde em decorrência do uso de álcool e outras drogas, continuam funcionando sem alterações. Nas abordagens, as orientações sobre o coronavírus também estão sendo feitas. A rede vem buscando estratégias para executar ações específicas destinadas a esse público para o combate à covid-19.