Equipes da Prefeitura monitoram situação da chuva e atuam preventivamente em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2020 09h43

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, 23, equipes da Prefeitura de Aracaju atuam em diversos locais da cidade para monitorar os pontos de maior incidência da chuva. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é que, somente nesta segunda, seja registrado um volume de chuva de 40 milímetros, considerado moderado. 

Somente até as 7h de hoje, choveu cerca de 20 milímetros em toda a cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, as primeiras ações foram tomadas de imediato, sobretudo para minimizar os transtornos, trabalho que é executado constantemente pela Prefeitura. 

“Essa chuva não estava prevista, no entanto, assim que recebemos a informação, nas primeiras horas desta segunda, preparamos as equipes e fomos para a rua fazer o monitoramento dos locais que costumam apresentar mais problemas. A maior concentração de chuva, até o momento, foi na zona Sul, mas, pontos preocupantes da zona Norte também estão sendo monitorados de perto”, destacou o major. 

Além da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), bem como Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres. 

Equipes de drenagem da Emurb foram distribuídas no Centro, 13 de Julho, Siqueira Campos, Farolândia e José Conrado de Araújo. A Emsurb prestou auxílio para desobstruir bueiros no bairro Santa Maria. 

A Defesa Civil já percorreu locais como os bairros Jabotiana, 13 de Julho, Jardins, onde pequenos alagamentos foram registrados, mas, sem maiores problemas. O canal da avenida Ayrton Teles, que costuma apresentar maior volume, está controlado, até o momento.

Até meados da manhã desta segunda, nenhum semáforo apresentou problema em decorrência da chuva.

“O monitoramento será desenvolvido durante todo o dia. Como a maré estava vazando até as 9h30, não foram registrados problemas. Como estamos em período de quarentena, muita gente está em isolamento e, portanto, o nosso monitoramento e controle da situação são facilitados. Mas, mesmo em quarentena, a população continua tendo acesso a nós e deve entrar em contato através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes”, frisou o major Silvio.