Prefeitura acerta estratégia com Anvisa para combate ao coronavírus no aeroporto de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2020 13h05

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 23, no aeroporto Santa Maria, entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde, ficou definida a estratégia a ser adotada por cada órgão no combate à pandemia do novo coronavírus (convid-19). Na ocasião, a Prefeitura recebeu autorização para colocar em prática a aferição da temperatura, via termômetro digital, nos passageiros que desembarcarem na capital. 

Por se tratar de uma área federal, o aeroporto não é afetado pelos decretos editados tanto pelo Município de Aracaju quanto pelo Governo do Estado, assim a atuação no local foi fundamental para estabelecer o que poderá ou não ser executado. 
 
“A reunião esclareceu os limites de cada ente federado dentro do aeroporto, por se tratar de uma área federal, composta por espaços restritos e não restrita. Agora vamos reorganizar o nosso grupo de trabalho para realizar nossas ações, seja medido a temperatura ou fazendo as abordagens para passar informações”, explica a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Taíse Cavalcanti.  

O objetivo principal ao medir a temperatura é enfatizar a necessidade de cumprir o isolamento voluntário. Mesmo que a febre ocorra por conta de uma síndrome gripal ou qualquer outra enfermidade, o monitoramento é importante, pois as orientações necessárias são repassadas e é possível formar um panorama do status da pandemia, o que permite agir de maneira mais eficaz.

Para além da aferição da temperatura, que deverá começar na noite desta segunda-feira ou na manhã de terça-feira, outras medidas estão sendo adotadas, como a disponibilização de álcool em gel, avisos pelo sistema de som e recomendação para distanciamento mínimo de 2 metros nas filas de embarque e desembarque. 

MonitorAju
No caso daqueles que chegam de Aracaju vindos de locais onde já há transmissão comunitária a Prefeitura disponibiliza também um formulário no site https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. A proposta é tirar dúvidas e informar como agir (respostas serão enviadas por e-mail). 

O serviço online é uma ampliação do MonitorAju (156), serviço telefônico no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos.  O sistema foi umas das primeiras medidas tomadas pela Prefeitura de Aracaju, entrando em funcionamento na última segunda-feira (16).