Prefeitura adquire insumos médico hospitalares para garantir atendimento na Saúde em Aracaju

Saúde
23/03/2020 18h11

Atenta às crescentes demandas junto aos fornecedores de insumos e materiais médico-hospitalares por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), emitiu a Portaria 036/2020/SMS, resguardada pela Constituição Federal, que autoriza a requisição administrativa desses produtos.

Nesta segunda-feira, 23, a secretária da Saúde de Aracaja, Waneska Barboza, acompanhada da equipe técnica da SMS, visitou algumas distribuidoras para garantir a requisição dos materiais junto às empresas.

“Nosso objetivo é tentar resguardar insumos para uso, tanto dos nossos profissionais, como medicamentos para a população. Precisamos garantir que o nosso estoque esteja disponível para quando houver a necessidade de dispensar esses insumos nas nossas unidades de saúde e nossos hospitais, nós tenhamos como repor e não fiquemos desabastecidos, causando desassistência”, destaca a secretária.

A medida, prevista no decreto municipal nº 6.098/2020, que dispensa licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da covid-19, requisita dos fornecedores produtos como soro fisiológico, máscaras, luvas, gorros, medicamentos e vários insumos.

“Inclusive essa portaria prevê requisição de profissionais, de serviços, leitos de retaguarda para que a gente possa enfrentar essa pandemia com o menor trauma possível para a população”, frisa Waneska Barboza.