Prefeitura inicia monitoramento da chegada de passageiros no aeroporto de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2020 12h17

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta terça-feira, 24, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o monitoramento da chegada de passageiros no Aeroporto Santa Maria, com a aferição de temperatura e o cadastramento de todos que desembarcarem na cidade. Para esta terça, estavam previstos a aterrissagem de 14 voos, mas nove foram cancelados.

Essa ação foi articulada em reunião entre a Secretaria da Saúde de Aracaju e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e faz parte das novas medidas de enfrentamento ao coronavírus (covid-19), anunciadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira na noite dessa segunda-feira, 23.

Ao desembarcaram, os passageiros são conduzidos por policiais federais a duas filas onde as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município estão fazendo todo o cadastramento e aferindo a temperatura corporal. Todo o processo, por pessoa, dura cerca de um minuto.

"O principal objetivo da ação é saber quem são essas pessoas, de onde estão vindo e para onde vão. Com essas informações, a gente consegue mapear e orientar os passageiros e seus familiares sobre o isolamento domiciliar ou em relação aos sinais e sintomas da doença", afirma a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Taise Cavalcanti.

A diretora diz ainda que o procedimento é necessário. "São pessoas que estão chegando de locais onde há transmissões”, justifica, ao lembrar que a Prefeitura de Aracaju realiza um monitoramento diário e a listagem com os passageiros do interior serão enviadas ao Estado para que repasse aos municípios.

Aprovação
O primeiro voo que aterrissou em Aracaju na manhã desta terça-feira veio do Rio de Janeiro. Ao desembarcarem, os passageiros aprovaram a medida adotada pela Prefeitura. "Eu não vi essa ação no aeroporto do Rio de Janeiro. Achei muito interessante e fundamental fazer isso. Todos os aeroportos devem ter equipes orientando", elogia José Augusto Evangelista.

Opinião semelhante tem Pedro Alves da Silva. "Estão de parabéns. Esse procedimento eu não vejo nos demais aeroportos. Aprovei e espero que sirva de exemplo para o país", enaltece.