Com PSS da Saúde, Prefeitura reforça equipes para enfrentamento à covid-19

Agência Aracaju de Notícias
25/03/2020 04h00

Para atender ao aumento da demanda e resguardar a população com relação ao novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju antecipou a contratação dos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A lista final seria anunciada somente no dia 31, porém, já na última sexta-feira (20), a convocação foi iniciada, de acordo com a ordem de classificação.

Segundo a diretora de Inteligência da SMS, Roberta Lisboa, mais de 50 profissionais já foram contratados e distribuídos pelas unidades da Rede de Saúde municipal. “Eles vão atender a todo serviço da Saúde. Infelizmente, sabemos que os casos de novo coronavírus tendem a aumentar, então, a estratégia da Prefeitura é tentar ampliar o atendimento ao máximo, inclusive, já estamos nos preparando para aumentar os leitos”, destaca.

Além de ampliar o atendimento, os profissionais contratados vão atuar de imediato nos planos de contingência e substituição dos profissionais acima de 60 anos na Rede de Saúde de Aracaju.

“Os servidores com mais de 60 anos foram afastados das funções que atuam na linha de frente e foram realocados para trabalharem no serviço MonitorAju, atuando no atendimento através do telefone 156 e nas ações de retaguarda, afinal, é preciso um cuidado maior com eles, já que fazem parte do grupo de risco”, esclarece a diretora.

De acordo com Roberta Lisboa, neste momento, está havendo a contratação de técnicos em enfermagem, enfermeiros e apoio administrativo, prioritariamente. “São as áreas de atuação que demandam maior urgência, então, este é o nosso foco, agora”, frisa.

Os convocados irão trabalhar, inicialmente, nas Redes de Atenção Primária (Reap) e de Urgência e Emergência (Reue). Os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de renovação para mais 24 meses, conforme lei municipal.

Como destacado no primeiro decreto publicado pela Prefeitura, à medida que a situação for atualizada, inclusive, novas convocações podem ocorrer. “Uma das fases da contratação era a apresentação de exames, mas, decidimos dar o prazo de 30 dias para que esses profissionais novos apresentem, já que temos urgência na contratação. Todas as ações estão previstas nos últimos decretos. É o momento de se pensar em oferecer à população o que for necessário e possível, então, todas as medidas estão sendo pensadas e planejadas com muito cuidado e atenção às pessoas”, ressalta Roberta.