Ações de prevenção ao novo coronavírus chegam a cemitérios e mercados setoriais da capital

Serviços Urbanos
24/03/2020 15h40

Em continuidade às medidas de enfrentamento ao coronavírus (covid-19), estabelecidas pela Prefeitura de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ampliou as ações preventivas para os cemitérios municipais e, ainda, aos demais mercados setoriais da capital. Recipientes com álcool em gel estão sendo disponibilizados nestes espaços de forma a estimular a população a se prevenir contra a pandemia.

No cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, além do dispositivo com álcool em gel, foram fixados banners informativos com recomendações sobre os cuidados necessários à prevenção ao novo coronavírus. O mesmo aconteceu no cemitério Helena Bandeira, no bairro Atalaia.

As medidas preventivas e de higienização também estão sendo adotadas nos mercados setoriais Roberto Silveira, no bairro América; Miguel Arraes, no Bugio; Viana de Assis, no Santos Dumont; e no Carlos Firpo, no Siqueira Campos, de forma a orientar comerciantes e consumidores a adotarem comportamentos que podem contribuir para evitar a contaminação do vírus. 

Além disso, a Emsurb iniciou nesta terça-feira, 24, no Maria Virgínia Leite Franco, a substituição de lixeiras por recipientes lutocar com tampa, para o descarte de resíduos. 

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, estas ações se somam a outras iniciativas adotadas pela administração municipal, no tocante aos cuidados preventivos em locais com circulação de pessoas. 

“A Prefeitura vem adotando medidas mais restritivas no sentido de inibir a circulação de pessoas em nossa capital. São iniciativas que, acima de tudo, protegem a saúde da população”, enfatiza o presidente. 

Dona Nivalda Silva Nunes avaliou como positiva a iniciativa da administração municipal. “Gostei muito de ver esse cuidado da Prefeitura. Até porque as pessoas que precisam sair de casa para o mercado, assim como eu, podem fazer a higiene das mãos sempre que precisam”, afirmou ela, enquanto comprava frutas no mercado Roberto Silveira, no bairro América. 

Outro que se mostrou satisfeito com a disponibilidade do álcool em gel em seu local de trabalho foi o comerciante Edcarlos Marques. “Aqui no meu estabelecimento estou tomando cuidado, lavando sempre as mãos com água e sabão, mas com o álcool em gel disponível, facilita para os nossos clientes”, afirmou.

Outras medidas
Na tarde da última segunda-feira (23), a Prefeitura de Aracaju novas medidas para restringir, ainda mais, a circulação de pessoas na cidade, para conter o avanço do vírus. Entre elas, a suspensão do funcionamento das feiras livres para reestruturação dos espaços e adoção de medidas de higienização; fechamento do Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira); suspensão das atividades de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol. Também está suspenso o acesso à praia do Viral, seja terrestre ou fluvial. O período, anunciado pelo prefeito de Aracaju e estabelecido no Decreto número 6.101 teve início nesta quarta-feira, 24, e prossegue até seis de abril.