Prefeitura altera funcionamento de unidades de Saúde para priorizar pessoas com síndromes gripais

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2020 18h00

Por meio de decreto municipal, a Prefeitura de Aracaju ampliou o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto) e Suíssa (Ministro Costa Cavalcante), a partir desta terça-feira, 23, para garantir atendimento exclusivo para pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais.

A medida objetiva agilizar o tratamento, assim como monitorar com maior eficácia os possíveis casos de coronavírus (covid-19). Até a próxima semana, também terão o horário alterado, com  essa mesma finalidade, as UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; Fernando Sampaio, no Castelo Branco; Cândida Alves, no Santo Antônio; Eunice Barbosa, no Coqueiral; e José Machado de Souza, no Santos Dumont.

Desta forma, serão oito pontos de atendimento exclusivo aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, distribuídos em todas as regiões da capital, abertas de domingo a domingo, entre 7h até 20h, com quatro profissionais por categoria por turno.

“Antecipando o plano de contingência que foi preparado pela Secretaria da Saúde [de Aracaju], desde ontem [23] as unidades  Augusto Franco, Onésimo Pinto e Costa Cavalcante estão realizando atendimento exclusivo para esses casos. Assim, qualquer usuário que apresente os sintomas de gripe ou resfriado precisa procurar esses locais específicos”, explica a assessora técnica da Rede de Atenção Primária (Reap), Michelle Dias.

As pessoas que procurarem uma das oito unidades destacadas e não apresentarem os sintomas serão destinadas a uma outra circunvizinha. Para além das que atenderão prioritariamente os casos de gripe, os demais postos funcionarão normalmente, oferecendo atendimento para outras enfermidades.

No que se refere à campanha de vacinação contra Influenza, os usuários também serão remanejados para locais próximos. Além disso, estratégias estão sendo montadas para evitar o deslocamento desnecessário na busca pela imunização.

Ao garantir locais específicos para atendimento aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju mantém um controle maior, por meio da triagem dessas pessoas pelos profissionais de saúde, sobre os casos, seja um simples resfriado ou uma contaminação pela covid-19. Assim, torna-se mais fácil orientar a todos de maneira eficaz, tanto sobre a necessidade de isolamento quanto de higiene, e impedir uma maior transmissão.