Nota sobre a ação dos fiscais da Emsurb no Centro da cidade

Agência Aracaju de Notícias
25/03/2020 12h54

Sobre o episódio do recolhimento de mercadorias de um ambulante na manhã desta quarta-feira, 25, por fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju afirma que não compactua com atos de violência e entende que não é pela força que irá enfrentar a crise provocada pela covid-19.

A administração municipal ressalta que o ato foi uma ação isolada. A gestão prioriza o diálogo e convencimento da população e apela ao bom senso mesmo para aqueles que precisam comercializar os seus produtos.

As medidas tomadas pela Prefeitura foram estabelecidas para salvar vidas, inclusive das pessoas que atuam na comercialização.

A Prefeitura de Aracaju lamenta o uso político da situação e repudia qualquer tentativa de enfraquecimento das medidas estabelecidas para o combate ao novo coronavírus.

A Emsurb informa que irá convocar a equipe que atuou na ação ocorrida na Praça João XXIII, para tomar as devidas providências.

O ambulante que aparece em vídeo foi comunicado, ainda na terça-feira (24), sobre a impossibilidade de vender seus produtos naquela área, em cumprimento do decreto governamental que proíbe comércio ambulante em todo o estado. Não atendendo, recebeu a notificação e, mesmo assim, não seguiu as orientações.

A equipe de fiscalização retornou ao local e, durante várias horas, tentou convencê-lo, pacificamente, a se retirar do local. Porém, ele reagiu, provocando a apreensão do material na manhã desta quarta. A mercadoria do vendedor está sob responsabilidade da Emsurb para que ele possa recuperá-la.