Combate ao coronavírus: Prefeitura iniciará desinfecção de áreas públicas de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2020 16h12

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciará, nesta sexta-feira, 27, a desinfecção de áreas públicas da cidade. A medida é mais uma forma de diminuir a possibilidade de infestação do coronavírus. A ação, que utiliza hipoclorito de sódio, será realizada em terminais e pontos de ônibus, pontos de táxi, área dos mercados e áreas próximas a hospitais e às três unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.

“Estamos desenvolvendo ações de enfrentamento ao coronavírus em todas as áreas. Tomamos medidas de isolamento social, de ampliação dos serviços de saúde, com foco social e iniciaremos, a partir desta sexta-feira, dia 27, mais uma ação, que é a desinfecção de terminais e pontos de ônibus, pontos de táxi, áreas dos mercados, próximo a hospitais e nas áreas onde estão as três unidades de saúde específicas para síndromes gripais”, afirmou Edvaldo.

O prefeito ressaltou a efetividade do uso do hipoclorito de sódio na desinfecção, já comprovada em cidades da China e da Coreia do Sul e em Salvador, capital da Bahia. “O hipoclorito é um agente químico que faz a desinfecção de maneira muito efetiva, de modo que entendemos que esta será mais uma forma de diminuirmos a possibilidade de crescimento do coronavírus em Aracaju. Estamos trabalhando, inovando e fazendo todo o possível no combate desta pandemia”, afirmou.

Cerca de 60 profissionais da limpeza pública atuarão no serviço, de acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. Nesta sexta-feira, receberão a desinfecção dos terminais DIA, Leonel Brizola e dos Mercados, além das áreas próximas ao Mercado Central. Os agentes envolvidos na ação foram treinados ao longo desta semana e trabalharão com os devidos equipamentos de proteção individual. Usarão óculos, máscara com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.