Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Saúde

Prefeitura realiza nova inspeção sanitária em empresa de telemarketing da capital

27/03/2020 11h17

A Prefeitura de Aracaju segue atuante em diversas frentes no combate ao novo coronavírus (covid-19), e principalmente no que determina o decreto municipal com relação às medidas de higienização e distanciamento social nas empresas e estabelecimentos comerciais em atividade. Sendo assim, a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde retornou nesta sexta-feira, 27, à empresa privada de telemarketing da capital, para nova inspeção sanitária.

Na semana passada a mesma empresa havia sido notificada por descumprir as medidas previstas no decreto, tendo, por ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, a suspensão de suas atividades. A empresa recorreu da ação e retomou as atividades nesta quinta-feira (26).

“Ontem [26] pela manhã recebemos denúncias de funcionários, informando que a empresa não estava disponibilizando álcool gel e continuava com aglomerados. O promotor do Ministério do Trabalho também solicitou que a Vigilância fosse averiguar. E na inspeção in loco feita hoje [27], vimos que a empresa adotou as medidas de segurança, disponibilizou álcool gel em pontos estratégicos e em quantidade suficiente para os colaboradores. Verificamos também a qualidade desse álcool gel que está sendo disponibilizado, visto que a Vigilância vem recebendo várias denúncias de álcool gel disponibilizado no mercado que não tem a quantidade atestada”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Denilda Caldas.

Ainda de acordo com a coordenadora, a inspeção verificou a disponibilidade de água, sabão e papel toalha nos banheiros, para fazer a higienização das mãos. Também foi fiscalizado o espaçamento entre as cabines. 

“Hoje eles estão com cerca de 30% de funcionários trabalhando nos três turnos, e com o distanciamento adotado, que atende à distância de dois metros entre os funcionários. Eles também adotaram o home office e estão disponibilizando computadores, para que mais funcionários possam estar fazendo esse trabalho”, afirmou Denilda.

Ao final da fiscalização foi entregue à equipe administrativa da empresa o termo de inspeção com os detalhes da visita. “Concluímos que a empresa está sanitariamente regular, de acordo com a legislação e ao que o decreto municipal tem determinado”, completou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju.