Prefeitura inicia entrega de kits alimentação aos alunos da rede municipal de ensino

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2020 12h47

Levando em consideração a importância da merenda escolar para a segurança alimentar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e o fechamento das unidades em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 30, nos bairros Santa Maria e 17 de Março, a distribuição dos kits alimentação.

A logística que está sendo executada pela Semed leva em consideração a divisão administrativa da capital em oito regiões, e prioriza os locais de maior vulnerabilidade social, de acordo com os dados do Observatório Social. 

A Prefeitura preparou kits para todos os 32 mil alunos matriculados na rede, inclusive os jovens e adultos. O kit equivale a mês de merenda escolar e está sendo entregue levando em conta cada indivíduo, assim as famílias que possuem mais de uma criança matriculada recebem o número respectivo.
 
“Nós temos quantitativo para todos os alunos matriculados na rede. O kit é diferenciado entre os alunos de creche e de ensino fundamental, respeitando as necessidades nutricionais diferentes. É importante observar que a alimentação escolar supre 25% da necessidade nutricional diária da criança, então o kit obedece a esse critério”, explica a secretária da Educação, Cecília Leite.   

A ação conta com o apoio logístico do Exército, Marinha e Guarda Municipal, que estão presentes tanto para manter a ordem quanto para garantir o distanciamento social recomendado pela Vigilância Sanitária e a agilidade na distribuição. 
 
“A Guarda Municipal está operando com 60 agentes, distribuídos nas oito escolas, colaborando com a distribuição e garantindo a segurança de todos os envolvidos”, ressalta o subinspetor Fernando Mendonça. 

Na prática, a distribuição dos alimentos é uma forma de atenuar os efeitos da necessidade de quarentena ao qual todos precisam se submeter para conter o avanço da covid-19. “Esse kit vai ajudar muito, porque não estamos podendo sair para trabalhar. Então, como muitas famílias estão sem renda esse alimento vai ser importante", conta a vendedora Jussara Chagas, 40 anos, mãe de quatro alunos da rede municipal. 

A feirante Samara da Paixão tem a mesma impressão, pois sabe que, com o problema financeiro decorrente da pandemia, o poder público precisa pensar nos que mais precisam. “Eu tenho três filhos, então é uma ajuda enorme. A gente já estava precisando. Em meio a esse caos que a gente tá vivendo essa atitude foi muito linda”, afirma.  

Para retirar o kit, os responsáveis devem se dirigir às unidades de ensino onde estudam seus filhos, portando documento de identidade com foto e documento de identificação do estudante pelo qual está responsável. No caso do jovem e adulto, a sua própria documentação. 

Exceções quanto ao lugar de entrega
Como há casos em que os alunos estudam em escolas fora do bairro onde residem, algumas alterações foram feitas como forma de evitar deslocamentos desnecessários. 

Desta forma, o responsável legal do estudante matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek e que reside no bairro Santa Maria, pegará o kit na Emef Papa João Paulo II. Os que residem no bairro Santa Maria e estão matriculados na Emef Presidente Tancredo Neves receberão o kit na Emef Laonte Gama. E os alunos da Emef Presidente Tancredo Neves que residem no bairro 17 de Março, terão seus kits distribuídos na Emef José Souza de Jesus.

Já os matriculados na Emef Professor Antônio da Costa Melo, residentes no bairro Soledade, poderão pegar kit na EMEF Jaime Araújo. Para os pais ou responsáveis dos estudantes matriculados na Emef Professor Antônio da Costa Melo e que residem no bairro Lamarão, o kit será distribuído na Emef Sérgio Francisco. Os da Emef Professor Antônio da Costa Melo, residentes no bairro Porto Dantas, recebem seu kit na Emei Professora Etelvina Amália de Siqueira. 

Cronograma
No dia 30 de março, a região que recebe os kits é a número 7, que abrange os bairros Santa Maria e 17 de Março , composta pelas unidades de ensino Emef José Souza de Jesus, Emei Doutor José Calumby Filho, Emef Professor  Laonte Gama da Silva, Emei Irene Romão de Brito, Emef Papa João Paulo II e anexo, Emef Professor Diomedes Santos Silva e  Emei Professor João Batista “Douglas” de Souza.

Dia 31 de março, é a vez das unidades da região 8: Emei Jovino Pinto, Emei  Professora Joana Maria da Ailva, Emei Antônio Valença Rollemberg, Emei Nossa Senhora Aparecida, Emei Tenisson Ribeiro, Emef Professora Maria Carlota de Melo, Emef  Professor Florentino Menezes, Emef Elias Montalvão e Emef José Carlos Teixeira.

Já dia 1º de abril, a região 1, com a Emef Manoel Bomfim, Emef Sérgio Francisco da Silva, Emei Monsenhor João Moreira Lima, Emef Professora Letícia Soares de Santana, Emef  Olga Benário, Emei Maria Clara  Machado, Emei Manoel Eugênio Nascimento, Emei Professora Maria Givalda da Silva Santos e Emef Deputado Jaime Araújo recebem seus kits. Dia 2 de abril, recebem os kits a região 3, composta pelas escolas Fernando José Guedes Fontes, Emef Santa Rita de Cássia, Emef Professora Maria Thétis Nunes, Emei Joaquim Cardoso de  Araújo, Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, Emef Zalda Gama, Carvalho Neto, Emef Oviêdo Teixeira, Emei Dom Avelar Brandão Vilela e Emef Jornalista Orlando Dantas.

No dia 3 de abril, os kits chegam para a região 2, composta pela Emef  Otília de Araújo Macêdo, Emef Sabino Ribeiro, Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral, Emef Olavo Bilac, Centro Social São Francisco, Emef João Teles Menezes, Emei Dr. José Augusto Arantes Savazine, Emei Hermes Fontes, Emei Professora Etelvina Amália de Siqueira, Emei Berenice Campos. E, no dia 6, para a região 5, onde estão a Emei Pierre Averan, Emef  Maria da Gloria Macedo, Emef Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, Emei Dom Hélder Câmara, Emef José Airton de Andrade, Emei Dom José Brandão  de Castro, Emef Presidente Tancredo Neves, Emef Dom José Vicente Távora e Emef  Oscar Nascimento.

Dia 7 de abril é a vez da região 4, com as escolas  Professor José Antônio da Costa Melo, Emei Professora Neuzice Barreto, Emef  Alencar Cardoso,  Emei Ana Luiza Mesquita Rocha, Emef  Professora Rachel Cortes Rollemberg, Emef Presidente Vargas, Emei José  Garcez Vieira, Emef  Ágape, Emei Quintina Diniz.

Finalizando, no dia 8, recebem o kit as escolas da região 6: Emei Professora Nunes Mendonça, Emef Anísio Teixeira, Emef Professora Núbia Marques, Emei Benjamin Alves de  Carvalho, Emef  Presidente  Juscelino  Kubitschek, Emei Francisco Guimarães Rollemberg, Emef Bebé  Tiúba, Emef José Conrado de Araújo, Emei Júlio Prado Vasconcelos, Emei Professora Áurea Melo/Zamor e Emef Arthur Bispo do Rosário.

Para saber qual o melhor horário para fazer a coleta do kit merenda na escola, o pai ou responsável deve ligar para a Central de Atendimento da Secretaria Municipal da Educação nos números 3179-1538, 3179-1574 ou pelo WhatsApp 98106-2969.