Em fase de conclusão, obra da Euclides Figueiredo já beneficia comunidade local

Obras e Urbanização
30/03/2020 11h30

Diante das chuvas ocorridas neste final de semana na capital sergipana, quando a cidade registrou um acumulado de águas pluviais de 59mm, sendo 40mm apenas no domingo (29), a avenida Euclides Figueiredo, na zona Norte da cidade, não registrou nenhum alagamento. Isso é resultado da obra de infraestrutura que a Prefeitura de Aracaju realiza na via, a qual está com 90% do projeto já executado.

Atualmente, cumprindo as determinações da administração municipal e do governo estadual quanto aos cuidados a serem adotados para previr o contágio do novo coronavírus, a obra conta com duas frentes de trabalho atuando simultaneamente ao longo da via, concentradas na rotatória do bairro Lamarão e no cruzamento com a avenida Benjamin Constant, no acesso ao bairro Soledade.

"Desde as grandes células acopladas que criam uma espécie de canal subterrâneo até a pavimentação da via exigiu que adotássemos o máximo de cuidados, já que o projeto pretende a um só tempo mitigar os alagamentos e solucionar a mobilidade na zona Norte. E nesta fase final estamos verificando que na pratica é isto que está ocorrendo", assegura o secretário da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Toda a extensão da Euclides Figueiredo, cerca 1,3 km, já está revestida com uma base primária regularizadora composta por um material conhecido por binder - base uniformizadora e planificadora imediatamente inferior à capa asfáltica – e passa a receber a massa que forma o novo pavimento da avenida, à base de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Com isto, a Euclides Figueiredo passará a ter uma malha viária bastante resistente e duradoura já que essas duas camadas dão maior resistência à via. Tão logo concluída essa etapa atual, de pavimentação, ainda nesta semana, será iniciada a sinalização horizontal, a arborização, implantação das lâmpadas de LED (light-emitting diode) e a conclusão das calçadas e passeios situadas em frente às residências e lojas comerciais localizadas ao longo da avenida.

Dado o avanço da execução do projeto, antes mesmo de sua conclusão, condutores, moradores e comerciantes da região já se beneficiam diretamente do investimento desta obra - que soma quase R$9 milhões, e é feito com recursos conveniados entre a Prefeitura e o governo federal -, como pôde ser observado pela comunidade local neste final de semana.

"Não devemos esquecer que as obras dos loteamentos do entorno, de onde vem muito material que obstruía a drenagem da Euclides, ainda estão em andamento e quando forem finalizadas criarão um circuito de drenagem que vão minimizar substancialmente os efeitos das chuvas", garante o secretário da Infraestrutura, ao destacar

Trabalho complementar
Paralelo aos serviços feitos no perímetro do projeto da obra contratada, a Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emurb) está complementando o recapeamento nos trechos da Euclides Figueiredo, no trecho entre a rua Serafim Bonfim e a avenida "A", acesso ao loteamento Rosa do Sol; e da Paulo Figueiredo, logo após a rótula do bairro Lamarão, sentindo conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro.