Prefeitura divulga cronograma semanal das ações de combate à dengue na capital

Saúde
30/03/2020 12h45

Seguindo o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga, nesta segunda-feira, 30, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que serão desenvolvidas ao longo desta semana. A mobilização tem como meta combater o vetor e evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A aplicação do fumacê costal, nesta segunda-feira, 30, será realizada no bairro Olaria. Na quarta-feira, dia 1º, os agentes de combate às endemias estarão no bairro Luzia. Já na quinta-feira, dia 2, no bairro Grageru.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a ação do fumacê é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h. 

“É nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate. Já as visitas noturnas que reforçam o trabalho educativo do agente de endemias desta semana foram canceladas, devido à prevenção do coronavírus”, ressalta. 

Mutirão
No próximo sábado, dia 4, será realizado mais um mutirão de ações no Bairro Industrial. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, na UBS Dona Jovem, localizada na rua Altamira, s/n, Bairro Industrial.