População reconhece importância da higienização de áreas públicas realizada pela Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2020 17h10

Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), uma das principais medidas de prevenção à proliferação é o isolamento social. Entretanto, nem todas as pessoas têm condições ou possibilidade de manter-se em casa, como é o caso das que realizam serviços essenciais. Por isso, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas pela Prefeitura de Aracaju no sentido de diminuir a possibilidade de infestação do coronavírus. É o caso da higienização que tem sido realizada nas áreas públicas da cidade, iniciada na última sexta-feira (27). 

A ação, que utiliza hipoclorito de sódio, está sendo realizada em terminais e pontos de ônibus, pontos de táxi, área dos mercados e áreas próximas a hospitais e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais. Cerca de 60 profissionais que passaram por treinamento atuam na limpeza utilizando equipamentos de proteção individual, óculos, máscara com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.

Na prática, os serviços começam pela varrição de todo o local. Depois é feita uma lavagem com sabão geleia, que é um produto desinfectante, e, em seguida, é aplicado o hipoclorito de sódio, um antibactericida e esterilizante, para eliminar o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, em catracas, dentre outros locais.

A desinfecção é feita por blocos e não há riscos à saúde da população nem aos trabalhadores da empresa terceirizada que aplicam o produto nas áreas públicas.

Quem trabalha nesses locais ou ainda precisa frequentar tem aprovado a iniciativa da Prefeitura, sobretudo pela sensação de segurança, como ressaltou a dona Maria Nazaré, comerciante no Mercado Maria Virgínia Leite Franco que tem acompanhado de perto o trabalho de limpeza.

“Esse mercado é muito limpo, o serviço é sempre muito bem feito. Mas, num momento como esse, uma coisa a mais ajuda. Acredito que, onde há limpeza coisa ruim não chega. É muito bom para a população. A Prefeitura está trabalhando e a gente pode fazer a nossa parte, se cuidando, se protegendo como pode”, destacou Maria Nazaré.

O taxista José Francisco dos Santos divide a mesma opinião com Maria Nazaré. “O momento é crítico e sabemos que é preciso unir esforços, não só o poder público, mas, a população também deve fazer sua parte. Mas, essa iniciativa da Prefeitura é muito importante para que aquelas pessoas que precisam estar na rua, se sintam e estejam mais seguras”, frisou.

Para o vendedor Lucas Souza, que diariamente precisa pegar ônibus no Terminal Leonel Brizola, no Centro, a higienização é essencial. “Nesse momento, precisamos nos sentir protegidos de alguma forma, então, quando vemos ações como essa, sabemos que um trabalho importante está sendo feito para contribuir com a segurança das pessoas”, afirmou. 

O designer gráfico Pedro Aquilino Tavares ressalta que é uma ação plausível. “Todo o esforço é bem-vindo diante dessa situação que preocupa a todos. Infelizmente, nem todos podem ficar em casa, então, quanto mais proteção, melhor para que, na medida do possível, possamos estar bem e sair de casa com um pouco menos de preocupação”, pontuou. 

A operadora de telemarketing Jairlaine da Conceição Santos também aprova a iniciativa. “As pessoas se preocupam em sair de casa, mas, quando não tem jeito, precisam sair, então, é ótimo ter essa higienização, mostra que, de fato, a preocupação está sendo com a saúde da população”, considerou.