Prefeitura adota diversas medidas para evitar aglomerações nos mercados municipais

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2020 07h15

No âmbito das ações de prevenção ao contágio pela covid-19, com o intuito de evitar aglomerações nos mercados municipais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), adotou algumas medidas para adequar o funcionamento desses espaços de comercialização. Dessa maneira, ações de conscientização, mudanças no horário de funcionamento e outras medidas já foram adotadas pela administração municipal nas últimas semanas.

Conforme determinação estabelecida em decreto publicado pela Prefeitura, os mercados centrais e os mercados setoriais passaram a funcionar diariamente, das 5h30 às 13h30, inclusive o Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, que agora abre as segundas-feiras, o que não ocorria. Segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, as iniciativas para evitar aglomerações vão da alteração no horário de funcionamento à restrição dos acessos. 

“Nos principais mercados, que são o Virginia Franco e o Milton Santos, nós já implementamos algumas iniciativas para a restrição da entrada de pessoas para evitar aglomeração na área interna e para que nós seguíssemos as orientações estabelecidas no decreto do Governo do Estado”, diz o presidente da Emsurb.

No mercado Virgínia Franco os acessos ao interior do centro de compras foram reduzidos de trinta e dois para sete, estando estes localizados na avenida Rio Branco (dois), Praça de Eventos (dois) e travessa Otacílio Ribeiro (três). 

O presidente da Emsurb destaca, também, que as medidas preventivas não estão sendo aplicadas apenas nos mercados centrais da cidade. A prevenção e higienização estão sendo adotadas nos mercados setoriais Roberto Silveira, no bairro América; Miguel Arraes, no Bugio; Viana de Assis, no Santos Dumont; e no Carlos Firpo, no Siqueira Campos; de forma a orientar comerciantes e consumidores a adotarem comportamentos que podem contribuir para evitar o contágio do vírus. 

Além das medidas de higienização, ações para conscientizar consumidores e comerciantes estão sendo realizadas, como é o caso dos banners informativos com recomendações sobre os cuidados necessários à prevenção ao novo coronavírus. 

“Nós fixamos material informativo através de banners em todos os mercados, seja nos centrais ou nos setoriais, instalamos dispensers com álcool em gel em todos esses esapços públicos e também distribuímos panfletos explicativos tanto para consumidores como também para feirantes para que eles possam nos ajudar e colaborar nessa situação”, ressalta Luiz Roberto.

O presidente da Emsurb reforçou que, somente os mercados que possuem os serviços essenciais estão funcionando e destacou o serviço de desinfecção realizado pela Prefeitura como uma medida importante adotada nos mercados. 

“Dos mercados centrais, somente o Virginia Franco, com a parte de hortifruti, pescados e carnes, está funcionando. Os demais, que não comercializam produtos essenciais, estão fechados. Nós estamos fazendo a higienização e desinfecção de todos os mercados que estão funcionando. São medidas preventivas em relação ao coronavírus”, justifica Luiz Roberto.