Combate ao coronavírus: Prefeitura inicia acolhimento da população em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
30/03/2020 19h12

Preocupada em garantir saúde e assistência à população de rua da capital e visando conter a proliferação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou, nesta segunda-feira, 30, o acolhimento de famílias em situação de rua.

Inicialmente, cerca de 30 pessoas foram recebidas pela equipe da Assistência Social na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, situada na região central da cidade, que será um dos pontos de acolhimento temporário até que a situação seja controlada na capital sergipana.

Nesta segunda-feira, o boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou mais dois casos da doença em Aracaju. Ao todo, são 15 os casos confirmados de covid-19. Apesar de não existir casos identificados em meio à população em situação de rua, a atual gestão municipal adotou ações preventivas à proliferação da doença entre essa parcela dos cidadãos aracajuanos.  

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, os espaços funcionarão inicialmente em duas localidades. Além da Emef General Freitas Brandão, o Estádio Sabino Ribeiro da Associação Desportiva Confiança, parceiro da iniciativa, também receberá famílias.

“Foram realizadas inúmeras reuniões com as equipes para traçarmos estratégias para acolhermos esses usuários. Preparamos os espaços, fazendo todos os ajustes necessários como lavagem do local, instalação da rede elétrica, pinturas, medidas de segurança, para proporcionar o mínimo de conforto. Iremos separar o grupo de risco dos demais para que possamos ter o controle da situação e fazer com que esse isolamento seja efetivo com a ideia de garantir boas condições de saúde e higiene. A população de rua é uma das mais vulneráveis ao contágio da doença e, nesse momento, eles precisam ficar alojados em um local seguro, com alimentação, higiene e segurança”, destacou a secretária Simone Passos.

Serão disponibilizados produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, creme dental e escova de dentes, roupas, toalhas, lençóis, cobertores, álcool, além de colchões, assim como orientações sobre os cuidados necessários para o enfrentamento do novo vírus. Eles também irão receber três refeições por dia: café da manhã, almoço e janta. A alimentação diária e os produtos de higiene são frutos de uma parceria realizada com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

A Emef Freitas Brandão conta com nove salas, área de ventilação e um container sanitário contendo sete banheiros com chuveiros e lavatórios. De acordo com a diretora do departamento da Política de Assistência Social de Aracaju, Roberta Salgado, das 200 famílias que foram identificadas no Município por meio de um intenso trabalho realizado pelas equipes da Abordagem Social e do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), 100 demonstraram interesse em fazer o isolamento social.

“Durante todo o final de semana, nossas equipes fizeram, in loco, um levantamento da quantidade de pessoas em situação de rua no município de Aracaju, abordando se gostariam de essas pessoas aceitariam ser acolhidas nesses espaços diante da situação atual. Nesse primeiro momento, estamos acolhendo o grupo de risco, como famílias, gestantes e idosos e, em seguida, acolheremos os indivíduos que não estão no grupo de risco. É importante frisar que as famílias não vão ficar aglomeradas, há o espaçamento adequado, respeitando o distanciamento social de, no mínimo, dois metros”, explicou.

Em situação de rua, a família de Denisson Luíz, 26, foi orientada pela equipe do Centro POP, local onde frequentam há dois anos, a fazer o isolamento social. “Quando ele falou comigo, me interessei imediatamente, porque é uma forma de proteger a minha filha e minha mulher. Para nós, esse momento é muito importante, principalmente agora por causa do coronavírus. Aqui fico mais tranquilo porque contarei com toda a assistência necessária”, disse.

Unidade de atendimento

Além dos abrigos emergenciais, a administração municipal assegura os atendimentos à população em situação de rua no Centro POP, onde o usuário pode guardar seus utensílios, tomar banho, lavar roupas e ter acesso à alimentação, como café da manhã, e tickets refeição para almoço e jantar no restaurante popular. O espaço conta com refeitório; banheiros; salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social; realização de oficinas; inserção no Cadastro Único, ferramenta que dá acesso a programas sociais do governo federal; além de atendimentos técnicos como encaminhamento para emissão da carteira de identidade, dentre outros serviços.