Distribuição de kits de alimentação aos alunos da rede municipal favorece distanciamento social

Educação
02/04/2020 15h00

Defendida por cientistas de todo o planeta, a forma mais eficiente encontrada para combater a proliferação do coronavírus ainda é ficar em casa. Por isso que, atendendo ao decreto municipal do dia 01 de abril, as escolas municipais da capital sergipana continuam suspensas até o próximo dia 17.

Mas mesmo sem frequentar as escolas, os alunos da rede municipal de ensino estão recebendo a alimentação escolar em kits com valores nutricionais equivalentes a um mês de merenda. A distribuição começou no último dia 31 de março e segue até 08 de abril.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, o isolamento social, medida indicada por especialistas e adotada de várias partes do mundo para frear o avanço da doença, é sim a melhor maneira de conter a disseminação do Covid-19.

"Foi pensando no bem estar dos nossos alunos, dos seus familiares e no de todas as pessoas que integram a rede da Educação, que o decreto mantém as aulas suspensas. Estamos distribuindo a alimentação escolar para 30 dias, justamente para evitar que as pessoas circulem nas ruas. Recebemos hoje a notícia de que duas pessoas vieram a óbito em nossa capital e, também por isso, precisamos reforçar o pedido para que todos fiquem em suas casas", solicitou a secretária.

Cuidados

Todos as medidas preventivas estão sendo utilizadas na logística de distribuição dos kits de alimentação escolar. Apenas um responsável pode entrar na escola para buscar o alimento, crianças devem ficar em casa e as cadeiras onde os pais aguardam sua vez foram colocadas em uma distância de um metro e meio.

"Além da limpeza e desinfecção das escolas, os funcionários que auxiliam na distribuição utilizam equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e toucas. Também disponibilizamos álcool em gel na entrada da escola e nas mesas onde os pais pegam as senhas para a retirada dos kits", pontuou Cecília.

Moradora do bairro 17 de Março, a operadora de máquinas pesadas Luciene Santos Reis aprovou a iniciativa da administração municipal. "Foi uma iniciativa muito boa, porque vai ajudar na nossa casa. Nessa crise que estamos vivendo, a alimentação para os nossos filhos se torna mais difícil de conseguir", revela Luciene, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus.

Dúvidas

Quem ainda tem qualquer dúvida sobre a entrega do kit de alimentação escolar, pode ligar para a Central de Atendimento da Secretaria nos telefones 3179-1574, 3179-1538 ou via Whatsapp no 98106-2969.