Prefeitura imuniza mais de 4.700 idosos em dois dias de vacinação em sistema drive thru

Saúde
03/04/2020 16h00

Para evitar a aglomeração nas unidades básicas de saúde da população idosa, que compõe um dos principais grupos de risco do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou nesta sexta-feira, 3, a vacinação através do sistema de drive thru, imunizando os maiores de 60 anos dentro do carro. Em dois dias de vacinação, foram imunizados mais de 4.700 idosos.
 
"A SMS adotou novas estratégias para que a gente não tenha aglomeração de pessoas nas Unidades. Começamos pelo drive thru, mas também teremos vacinação em algumas praças para os idosos que não tiverem a oportunidade de se vacinarem aqui no shopping", explica a referência técnica de Imunização da SMS, Gabriela Duarte.  

Para a realização desse formato de imunização, a SMS contou com a parceria do Riomar Shopping, que cedeu o espaço do estacionamento para promover a vacinação e da colaboração dos estudantes residentes da Universidade Federal de Sergipe, dos profissionais de enfermagem da Universidade Tiradentes e de voluntários da Cruz Vermelha.

Segundo a analista ambiental do Riomar Shopping, Viviane Andrade, a parceria possibilitou a oferta de um local com estrutura para efetivar esta estratégia. "Com nossa estrutura, pudemos atender a esses idosos, e essa é nossa intenção, dentro do compromisso social e ambiental, atender da melhor forma possível a população", enfatizou.
 
A aposentada Lindaura Melo sobral, de 102 anos, ficou satisfeita, pois não precisou sair do carro. “Logo cedo cheguei e fiquei muito feliz por eles terem ofertado a vacina no sistema drive thru, pois facilitou muito o meu deslocamento", disse.

Facilidade que também atraiu a atenção do aposentado Gilderlan do Nascimento, de 69 anos. "Sempre deixo minha caderneta de vacinação atualizada, porque cuidar da saúde é o mais importante, ainda mais assim, sem aglomeração e protegido. Gostei muito desta iniciativa de vacinação, principalmente para os que como eu, tem dificuldade de locomoção”, afirmou.
Próximas datas de vacinação itinerante
Nos próximos dias 7 e 8, terça e quarta-feira, a vacinação itinerante será desenvolvida na praça Zilda Arns, no bairro Jardins. Já no dia 14, os idosos poderão receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio. No dia 15 a ação acontecerá na praça do bairro 18 do Forte, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores.
 
Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h. Além disso, serão disponibilizadas doses para os idosos acamados, para os asilos e lares de idosos.
 
Já para os profissionais de Saúde, que também são público-alvo da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a imunização continuará sendo realizada no local de trabalho dos profissionais.