Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Saúde

No Bairro Industrial, Prefeitura realiza mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti

04/04/2020 10h05


Neste sábado, 4, agentes de combate às endemias e de limpeza da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram no Bairro Industrial para a realização de mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti. Durante a atuação, as equipes do programa de combate aos Aedes Aegypti também estão assumindo novos formatos nesse período de adequação às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

Segundo o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, nos mutirões os agentes estão orientando a população sobre a importância do isolamento domiciliar, e sobre a possibilidade de aproveitar o período de quarentena para redobrar a atenção nos quintais, especialmente depois das chuvas.

“Salientamos que todos os agentes de combate às endemias do município estão preparados para orientar a população. Nossos agentes vão de casa em casa, tiram todas as dúvidas sobre como evitar possíveis focos do mosquito e de como o acompanhamento constante resulta em mais saúde, uma vez que dificulta a proliferação do vetor que transmite doenças potencialmente fatais, como a dengue, a zika e a chikungunya”, explicou.

Ainda de acordo com o gerente, além do trabalho realizado pela Prefeitura, é importante que a população também esteja atenta ao combate do transmissor da dengue. “Nesse tipo de trabalho tem que existir a parceria da população com o poder público. Se ficarmos apenas demandando equipes e a população não fizer nada, o mosquito vai continuar nascendo. É importante que o morador coloque em prática aquilo que o agente de endemias está falando”, afirma o gerente.

Medidas de prevenção
Manter lavanderias sempre limpas e tampadas, tambores também. Se tiver algum pneu, colocar em local coberto que não receba água de chuva. Evitar qualquer depósito. E é importante fazer, ao menos uma vez por semana, a limpeza nesses locais. É preciso que todos os possíveis depósitos sejam lavados pelo menos uma vez por semana, passando escovão. É necessário derramar a água suja e fazer uma limpeza, porque os ovos ficam grudados na parede dos depósitos e, dessa forma, todos serão retirados.

Moradora do Bairro Industrial, Maria Carmem Carvalho já teve dengue na família e sabe muito bem quais os riscos da falta de prevenção, por isso, está sempre colocando em prática as instruções dos agentes de endemias, durante a visita domiciliar. “Quando eu encho meus recipientes, limpo muito bem e cubro com um plástico, para não haver produção do Aedes. Os agentes de endemias passaram por aqui e disseram que não podemos deixar água parada e recipientes destampados”, relata. 

Maria Heleni Menezes, outra moradora do bairro Industrial que recebeu a visita dos agentes de combate às endemias, também elogiou a atuação do município e afirmou que todos devem estar atentos a esse combate. “Desde que eu vi o que a dengue pode fazer, passei a ficar mais de olho nos vasos que acumulam água aqui em casa, principalmente os de plantas. Esse mutirão da Prefeitura é muito importante para combater a doença e todo cuidado que pudermos tomar é necessário”, reforçou.