Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Indústria, Comércio e Turismo

Coronavírus: Prefeitura veicula vídeo para manter Aracaju como destino turístico forte

04/04/2020 10h54

Desde o surgimento do novo coronavírus (covid-19) e os primeiros sinais do seu alastramento pelo mundo, a Prefeitura de Aracaju tem mantido sistemático acompanhamento e adotado medidas para o enfrentamento da doença. O turismo foi um dos setores econômicos afetados e visando manter a cidade como referência para o turista após a passagem da pandemia, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), tem dialogado com representantes do setor e produziu um vídeo institucional de sensibilização aos turistas, convidando-os a manterem programação de visita à cidade após o período de isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, a crise afeta toda estratégia que a Prefeitura alinhavou em seu Planejamento Estratégico, como também ações conjuntas com o governo estadual e o trade turístico.

Otimista, o gestor defende que é preciso manter o foco, pois a crise é passageira e a cidade continua sendo um dos mais belos destinos do país. “O coronavírus afeta um trabalho que a Prefeitura, o Governo do Estado e o trade turístico vinham realizando para alavancar o turismo em Aracaju e Sergipe, mas não podemos perder o fôlego, temos que continuar unidos e trabalhando como vínhamos fazendo, essa crise vai passar e nossa cidade vai continuar sendo um atrativo de destaque para os nossos turistas”, avalia o secretário.

O vídeo tem duração de 55 segundos, permitindo que seja visualizado através do instagram e outros aplicativos, com imagens capturadas através de drones mostrando vários espaços da cidade como a Colina do Santo Antônio, Mercados Centrais, Largo da Gente Sergipana, orlas da Atalaia e Pôr do Sol Cleomar Brandi.

A peça “promete sensibilizar a quem assistir”, afiança a diretora do Departamento de Turismo, Luciana Kariny. “É um trabalho bem elaborado, que discutimos com nossa equipe de técnicos e com a Secom da Prefeitura, com vistas a manter a chama da nossa cidade acesa para os turistas, mostrando que esse momento vai passar e Aracaju vai continuar aberta para oferecer experiências inesquecíveis aos nossos visitantes”, disse.

Uma iniciativa que agradou integrantes do trade turístico, que veem no trabalho mais um esforço da gestão municipal em manter a cidade ativa nesse período de crise. “A crise é passageira, nossa hospitalidade é permanente. Aracaju logo será novamente um destino desejado e amado por nossos visitantes e esse vídeo é importante para manter Aracaju em evidência”, enalteceu o superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado.

O administrador e consultor associado ao Sebrae/Se, Rafael Lucchesi, destaca que o material foi bem produzido e é uma significativa ação a fim de manter o destino Aracaju no radar do turista. “As imagens destacadas no vídeo deixam mesmo o gostinho de quero mais para quem já teve o privilégio de conhecer os atrativos da capital”, avalia.

Sobre as ações de enfrentamento à covid-19, Lucchesi ressalta que “Sergipe está fazendo o seu papel e dando exemplo para todo o país”. Ele também se mostra otimista de que essa “turbulência” vai passar e que será necessária a cooperação de todos os segmentos para “recolocar a locomotiva turismo nos trilhos”.

“Depois desse momento crítico, será fundamental a cooperação de todas as partes do trade, que deverá se reinventar de forma criativa e obstinada. Todos sairão fragilizados! O governo precisará do apoio como propulsor; todos deverão tracionar juntos a economia desse maravilhoso estado e destino turístico brasileiro”, defende o administrador.

O vídeo se integra ao conjunto de ações que a Prefeitura tem realizado no enfrentamento e minimização dos danos provocados pela covid-19, e pode ser assistido no portal e redes sociais da Prefeitura de Aracaju, nos perfis da Semict (instagram, fanpage e twitter), e no canal de divulgação do turismo, o @DescubraAracaju.

Também foi encaminhado ao Ministério do Turismo para ser veiculado no portal e redes sociais do órgão, com vistas a manter a cidade sob o olhar ministerial, das entidades do setor, e dos turistas, que aguardam a crise passar para retomarem seus planos de férias e viagens.

“Assim que esse momento crítico passar vamos nos reunir com os segmentos do turismo para discutirmos como atuaremos nos pós pandemia, a fim de reestruturarmos o plano de ações para o turismo na capital”, finalizou o secretário Marlysson Magalhães.