Monitoramento da Prefeitura no aeroporto já cadastrou e orientou 1,5 mil passageiros

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2020 10h03

Desde o dia 24 de março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o monitoramento de todos os passageiros que desembarcam no aeroporto da capital. Prevista no Plano de Contingência Municipal para enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus SARS-CoV2-2019, a ação liderada por uma equipe da rede municipal da Saúde já cadastrou cerca de 1.500 passageiros, ao realizar a aferição da temperatura corporal.

Em uma situação normal, o Aeroporto Santa Maria costuma receber 14 voos por dia, mas com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), desde o dia 31 de março, esse número caiu vertiginosamente e chegou a apenas um voo para cada dia, com uma média de 160 passageiros. As quartas-feiras e aos sábados não há nenhum voo programado. Diariamente, a equipe de monitoramento recebe a confirmação do voo pela Coordenação do Aeroporto (COA) e assim dá início aos trabalhos.

Uma equipe composta por 13 profissionais da saúde foi designada a realizar diariamente o procedimento que dura cerca de um minuto. Dos passageiros cadastrados até a última sexta-feira (3), 728 eram de Aracaju e os outros 719 tinham outro destino, mas todos, sem exceção, foram devidamente registrados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) articulou as medidas durante uma reunião com a Secretaria Municipal da Saúde.

“Com o monitoramento, nós conseguimos avaliar as pessoas levando em consideração o local de onde elas estão vindo, sabemos se tiveram contato com alguém infectado pela covid-19, passamos todas as orientações necessárias de prevenção a serem adotadas em suas casas, e ressaltamos a necessidade de adotar o isolamento social. Caso o passageiro apresente algum sintoma do novo coronavírus, orientamos a ficar em isolamento domiciliar por 14 dias”, explica a coordenadora da rede de programas de vigilância e atenção à Saúde da SMS, Débora Oliveira.

Mesmo que a febre ocorra por conta de uma síndrome gripal ou qualquer outra enfermidade, o monitoramento é importante, pois as orientações necessárias são repassadas e é possível formar um panorama do status da pandemia, o que permite agir de maneira mais eficaz. Contudo, se o passageiro sentir algum sintoma mais severo, como dificuldade para respirar, ele é encaminhado à urgência e acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde.

“É no momento do monitoramento que informamos aos passageiros sobre os sintomas apresentados por infecção pelo coronavírus, como febre, coriza, tosse seca, e, caso apresente dificuldade para respirar, procurar imediatamente uma urgência, que as equipes de saúde da rede pública e privada de Aracaju estão preparadas para lidar com qualquer síndrome respiratória”, ressalta Débora Oliveira.