Prefeitura interdita áreas de lazer da capital como medida de enfrentamento ao coronavírus

Defesa Social e Cidadania
06/04/2020 15h42

Para reforçar as ações que visam a evitar aglomerações em espaços públicos, de modo a conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 6, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec),  a interdição d praças e quadras esportivas

Foram interditadas, até o momento, as praças da Imprensa, Tobias Barreto, Luciano Barreto Junior e o Calçadão da 13 de julho, com bloqueio de quadras esportivas. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que os órgãos atuam de maneira integrada para garantir o cumprimento do decreto municipal. 

"Apesar de toda a orientação que vem sendo prestada à população sobre as determinações previstas em decreto, houve a necessidade de uma ação mais direta para reduzir a circulação de pessoas nessas áreas de lazer da cidade. Além do fechamento dos estacionamentos, na Orla, que ocorreu na semana passada, já vínhamos realizando ações em bares e restaurantes, além de orientar banhistas e ambulantes", ressalta o secretário.

A ação é executada através da Defesa Civil, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Nos locais uma sinalização foi empregada de maneira estratégica, para que ficasse expressa a compreensão da interdição dos espaços. Para isso, foram utilizadas faixas, fitas zebradas e placas.

"Nós fazemos esse trabalho de informar, através da sinalização, a impossibilidade de utilização comunitária desses ambientes. Além disso, fechamos entradas e portas de quadras, inclusive com barreiras físicas", detalha o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Os espaços serão fiscalizados e o trabalho, que atende às recomendações do Ministério Público Estadual (MPE/SE), terá continuidade, para abranger o maior número de locais onde possa haver aglomeração de pessoas.