Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Agência Aracaju de Notícias

Prefeitura resguarda servidores com ações para garantir o distanciamento social

09/04/2020 05h00

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio de decreto publicado no dia 24 de março estabeleceu turno único de trabalho, de 7h às 13h, com exceção das secretarias que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, e autorizou os secretários a promover rodízios e decidir pelo trabalho home office, modalidade em que servidores trabalham a partir de suas casas.

Esse conjunto de medidas visa, sobretudo, garantir o distanciamento social e evitar a propagação do vírus, resguardar a segurança dos servidores e manter em funcionamento os serviços que competem à administração municipal.

Trabalhar em casa exige do trabalhador uma rotina bem elaborada, disciplina e organização de horários. Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Éricka Henriques Guerra, o primeiro passo para adotar o home office é conversar com os membros da família e "negociar" uma rede de apoio para ajudar no horário de trabalho, evitando ter que interromper as atividades para realizar alguma tarefa doméstica ou rotineira que pode ser realizada por outra pessoa. “Quem tiver filhos, conversar com eles também sobre o horário em que estará em serviço, deixando claro que existem metas e que exigem esforço coletivo”, explica.

Depois recomenda-se acordar o corpo para que ele entenda que o dia começou. Pode ser um alongamento, aquecimento, qualquer coisa para movimentá-lo. Em seguida, se arrumar como se fosse ao trabalho, para simbolizar a atividade.

Além disso, é importante montar uma lista de tarefas a serem realizadas antes de iniciar o trabalho para focar no que precisa ser feito, garantindo o início e término da atividade. “O planejamento deve ser diário para não criar expectativas e aumentar o nível de ansiedade”, alerta a psicóloga Éricka Henriques Guerra.

Ter um local da casa adequado para realizar as tarefas é essencial para atingir as metas estabelecidas. Por isso, é preciso garantir a manutenção da limpeza e organização do local a ser utilizado como ambiente de trabalho, além de buscar sempre conforto.

É aconselhável experimentar formatos e testar as rotinas possíveis até encontrar aquelas que funcionam melhor. E por fim, construir uma rotina de encerramento das atividades daquele dia para evitar esgotamento.

A servidora da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Elizangela Dinízio, mantém sua rotina de trabalho e garante que as tarefas têm sido cumpridas com êxito.

“Tenho conseguido realizar tarefas à distância, através dos meios de comunicação disponíveis. Meu trabalho se restringe às questões do gabinete, diretamente com o secretário, e também com setores da secretaria, por isso continuo mantendo uma rotina de trabalho, como faço na secretaria, me comunicando com setores como DAF e Ascom para saber se há algo que precisem do gabinete ou do secretário, e assim vamos cumprindo as tarefas, sem nenhum prejuízo”, afirma a Chefe de Gabinete da secretaria.

Serviço de Apoio Psicológico Remoto

Desde a última segunda-feira (6), a Prefeitura de Aracaju disponibiliza o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, em que psicólogos do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conversam virtualmente, por meio de um aplicativo, com os aracajuanos. Basta o cidadão ligar para o número de telefone 3304-3599, que o aplicativo encaminha a ligação para o psicólogo disponível no momento.

A psicóloga Lyvia de Jesus é uma das profissionais que atuam no serviço e atende durante a manhã. “Para atuar como Home Office, é preciso ter uma rotina bem definida, disciplina e organização, pois nesse modo de trabalho a própria pessoa é quem faz seu horário. Em casa, você tem de cuidar dos afazeres domésticos, das crianças, ou seja, tem de saber gerenciar esses conflitos. Se a pessoa consegue se organizar e saber a hora para cuidar da casa, e quem vai ficar com as crianças na hora em que estiver trabalhando, ela já evita a ansiedade”, explica.