Prefeitura já contratou mais de 200 profissionais da saúde para enfrentamento do coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
09/04/2020 04h00

Para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju tem atuado através de diversas frentes e colocado em prática medidas preventivas à transmissão do vírus na cidade. No entanto, são os profissionais da saúde os que estão na linha de frente para cuidar dos acometidos pela covid-19 e, sobretudo, para salvar vidas. Por isso, como uma das ações emergenciais, a administração municipal adotou duas estratégias para ampliar os atendimentos: o adiantamento do PSS da Saúde e o chamamento público para contratação imediata de profissionais médicos.

Por meio dessas duas modalidades, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já contratou 203 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. 

“No caso do PSS, o processo já estava em vias de ser finalizado, então, só adiantamos as datas. Já o chamamento público está previsto em decreto e ambas as medidas respondem à demanda de emergência, no momento em que vivemos essa pandemia mundial. A Prefeitura reuniu todos os esforços para suprir a cidade, tanto dos diversos aparatos que estão sendo dados como, principalmente, desses profissionais que são essenciais para a vida das pessoas”, destaca o procurador do Município e representante do PSS e do chamamento público, Pedro Rochadel. 

A lista final do PSS seria anunciada somente no dia 31 de março, porém, no último dia 20, os profissionais começaram a ser chamados, de acordo com a ordem de classificação. Além de ampliar o atendimento, os profissionais contratados começaram a atuar de imediato nos planos de contingência e substituição dos profissionais acima de 60 anos na Rede de Saúde de Aracaju.

No momento, a SMS encerrou a convocação das demais áreas, mas, permanece em aberto o processo dos médicos, que ainda precisam se apresentar para ocupar as vagas do PSS. 

O chamamento público foi iniciado no dia 1º de abril e já recrutou, até agora, mais de dez médicos, que já estão, inclusive, atuando, e cerca de outros 20 solicitaram cadastro e estão aguardando a lotação nas redes de atenção à saúde de Aracaju.

“Os profissionais médicos que se cadastraram no chamamento estão sendo recrutados de acordo com a demanda, com as necessidades das redes. A Prefeitura está trabalhando para ampliar os leitos, seja de retaguarda ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e ter onde alocar esses profissionais. O chamamento segue aberto para os médicos interessados porque, neste momento, toda a colaboração profissional é de extrema importância”, ressalta o procurador.