População aprova kits de alimentação e logística de entrega nas escolas municipais

Educação
07/04/2020 16h03

Na entrada de cada escola, um funcionário com álcool em gel para receber os pais. Na hora de assinar, as mãos são novamente higienizadas e na hora de ir embora, tem mais álcool para quem quiser fazer a assepsia outra vez. Iniciada no último dia 30, a logística de entrega dos kits de alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino agradou os pais. 

A diarista Givaneide Simões foi retirar o seu kit na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, localizada no bairro José Conrado de Araújo. Ela aprovou a estrutura montada pela escola, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

"A gente chega, já tem álcool pra limpar a mão. Não tem aglomeração, depois que chega, já vai assinar e mostrar o documento, depois entra na sala, pega o kit e vai embora, tudo muito rápido. Está ótimo", elogia Givaneide.

A diarista também aprovou os alimentos contidos no kit. "Vem óleo, vem arroz, vem feijão. Eu só trabalho uma vez na semana, como diarista, então, tudo está mais difícil agora. Esse kit está ótimo e vai ajudar muito", comenta. 

A doméstica Everildes dos Santos retirou seu kit na Emei José Garcez Vieira, no bairro Siqueira Campos. Após conferir o conteúdo do kit, ela comemorou. "Tem de tudo, arroz, feijão, açúcar, leite, macarrão. Somente eu estou trabalhando em casa, então, esses alimentos serão uma ajuda a mais", avalia.

Os kits destinados aos alunos de creche contam com 18 itens. Já os kits destinados aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contém 11 itens. Além dos alimentos in natura, os pais também recebem proteína (frango) e verduras.

A dona de casa Cleidinei de Souza tem um filho de um ano e onze meses matriculado na creche da  Emei José Garcez Vieira. Ela conta que, com o filho passando mais tempo em casa, o recebimento do kit vai ajudar a suprir as necessidades. 

"Todos nós temos que ficar em casa e os nossos filhos também, então, temos que ter mais alimento para oferecer a eles. No kit vem frango, iogurte, leite, biscoito, verduras, enfim, tudo que é essencial para as crianças", pontua Cleidinei.

Sobre a organização da entrega, ela também viu pontos positivos. "A organização está ótima. Na minha opinião, a direção está fazendo o trabalho correto", destaca.

"Estamos agindo de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Antes de iniciarmos as entregas, realizamos uma reunião com todos os diretores de escolas para explicar a logística e todas as unidades se adaptaram muito bem", explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

"Nos locais de espera, todas as cadeiras são organizadas distantes umas das outras e são frequentemente higienizadas com álcool. Estamos tomando todas as precauções para que não haja aglomeração e em todas as escolas há técnicos da Semed para dar suporte à direção, além do Exército, da Marinha e dos funcionários das empresas terceirizadas", finaliza Cecília.