Governo federal lança site e aplicativo para solicitação do auxílio emergencial

Assistência Social e Cidadania
07/04/2020 17h21

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta terça-feira, 7, o site e aplicativo para cadastro de trabalhadores informais, não inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, solicitarem o auxílio emergencial. A iniciativa do governo federal beneficia financeiramente àqueles que foram afetados por medidas preventivas contra o novo coronavírus (covid-19).

Terão direito ao benefício de R$600, durante três meses, os trabalhadores informais, desempregados,Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para ter direito, o cidadão deve cumprir as seguintes condições: ser maior de 18 anos; sem emprego formal; sem benefício assistencial ou previdenciário; sem seguro-desemprego; sem programa de transferência de renda federal, (exceto Bolsa Família); ter recebido rendimentos tributáveis até R$28.559,70 em 2018; renda familiar de até R$522,50 por pessoa ou renda mensal familiar total de até R$3.135,00. A mulher chefe de família terá direito a duas cotas do auxílio emergencial, totalizando R$1.200,00.

Aqueles que já possuem o Cadastro Único não precisarão fazer nenhum cadastro no aplicativo, pois as informações já constam no banco de dados do governo federal. O pagamento será feito em três etapas: primeiro, para trabalhadores incluídos no CadÚnico; depois para trabalhadores informais, contribuinte individual ao INSS e microempreendedor individual e, por último, beneficiários do Bolsa Família. Para beneficiários do Bolsa Família, já inscritos no Cadastro Único, a transferência do valor do auxílio será automática, de acordo com o calendário de pagamento do programa.

Os outros pagamentos serão feitos por bancos públicos federais, por meio de uma conta poupança social digital. A conta será aberta de forma automática em nome do beneficiário e não há pagamento de tarifa de manutenção. O usuário tem direito a pelo menos uma transferência eletrônica de dinheiro por mês, sem custo, para conta bancária.

Data dos pagamentos

O governo começa a pagar nesta quinta-feira, dia 9, a primeira parcela do auxílio emergencial de R$600 para pessoas inscritas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês.

O segundo pagamento do benefício de R$600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício – as três parcelas de R$600 - seja feito em cerca de 45 dias.

Acesso

Clique aqui para fazer a inscrição pelo site:

https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio 

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Clique aqui para baixar o aplicativo para IOS (celulares Apple)

https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Central de Atendimento

Desde o dia 1º de abril, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibilizou uma linha telefônica exclusiva para orientar a população aracajuana sobre a concessão desse benefício.

O número de atendimento da central é o (79) 3304-3535, e está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Fora do horário do expediente, as informações podem ser acessadas através do site e redes sociais da prefeitura.

Além da Central de Atendimento do município, o governo federal também disponibilizou o número de telefone 111 para tirar dúvidas dos cidadãos sobre o auxílio emergencial.

Com informações do Ministério da Economia