Serviço online de Licenciamento Ambiental garante agilidade e sustentabilidade

Meio Ambiente
07/04/2020 18h50

A prefeitura de Aracaju passou a ofertar, desde o final de março, serviços digitais de Licenciamento Ambiental para a toda população, por meio da plataforma AjuInteligente.

De acordo com usuários, os serviços desse novo método de atendimento têm sido bastante satisfatórios. “O atendimento é ágil, evita deslocamento e ainda permite acompanhar de modo transparente todo o andamento do processo”, enfatiza Ítalo Motta, cidadão que fez uso dos serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) na plataforma AjuInteligente.

A empresária e consultora ambiental Gabriela Almeida também ressalta a agilidade do serviço online. “Além da visualização da tramitação do processo, há também uma eficiência nos comunicados e informações técnicas do processo”, diz ela.

Os serviços de Licenciamento Ambiental (DLA) da Sema está entre os dez serviços mais utilizados na plataforma. “Com a informatização integral do processo de Licenciamento Ambiental, apenas no período de 30 de março a 3 de abril, 64 processos foram analisados parcial e totalmente, o que resultou em 37 licenças emitidas. Isto significa que houve um aumento de aproximadamente 20% da média de licenças emitidas anteriormente pela Secretaria por meio dos processos analógicos, em que se gastava mais tempo e recursos”, ressalta Ivana Sobral, diretora do DLA.

O serviço online vem funcionando de forma eficiente, atendendo todas as demandas internas e externas do setor, segundo a coordenadora do DLA, Maria Helena Andrade Santos. De acordo com ela, além da agilidade, em que no formato digital é possível ganhar mais tempo no atendimento e no processo.

Outro benefício do serviço online é a sustentabilidade e economia de recursos, porque nesse modelo não é necessário entregar nenhum documento impresso.