Em 15 dias, unidades de saúde para síndromes gripais atenderam 1,1 mil pacientes

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2020 11h00

No conjunto de medidas adotadas para o enfrentamento ao novo coronavírus, causador da covid-19, a Prefeitura de Aracaju reservou oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento exclusivo a pacientes com sintomas de síndrome gripal. Entre os dias 23 de março a 6 de abril, essas unidades atenderam 1.194 pessoas.

As três primeiras UBS que passaram a atender exclusivamente pacientes com síndromes gripais foram as dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto) e Inácio Barbosa (Ministro Costa Cavalcante). Elas começaram a prestar esse atendimento no dia 23 de março, e receberam, respectivamente, 311, 283 e 223 usuários, nos 15 primeiros dias.

Em razão disso, seus números são bem maiores em relação aos das demais unidades que começaram a atender exclusivamente a pacientes com sintoma de síndrome gripal no dia 30 de março. As unidades que começaram nesta data foram as dos bairros Santos Dumont (José Machado de Souza), com 140 atendimentos; Coqueiral (Eunice Barbosa), com 131; e do conjunto Castelo Branco (Fernando Sampaio), que realizou 45 atendimentos.

As unidades Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas) e Cândida Alves (bairro Santo Antônio) atenderam, nesta ordem, 35 e 26 pacientes. Todas essas oito USB realizam atendimento de domingo a domingo, das 7h às 20h.

Ao garantir locais específicos para atendimento aos aracajuanos que apresentam sintomas de síndromes gripais, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém um controle maior, por meio da triagem dessas pessoas pelos profissionais de saúde, sobre os casos, seja um simples resfriado ou uma contaminação pela covid-19.

Além disso, com essa medida, torna-se mais fácil orientar a todos de maneira eficaz, tanto sobre a necessidade de isolamento quanto de higiene, e impedir uma maior transmissão do vírus.