Emurb assegura medidas de prevenção à covid-19 e dá continuidade às obras de infraestrutura

Obras e Urbanização
08/04/2020 12h29

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju precisou adotar medidas preventivas e cada vez mais restritivas quanto à circulação de pessoas nas ruas. Apesar disso, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) mantém contínua a prestação de serviços essenciais à população, como ações de infraestrutura e de saneamento básico, imprescindíveis para evitar a proliferação de vetores de várias doenças virais.

Para tanto, a empresa garante a segurança dos trabalhadores que atuam na execução dos serviços de tapa-buracos, pavimentação, desobstrução de drenagem, limpeza de fossa, terraplenagem, e assegura o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, máscaras, capacetes ou assemelhados e botas de segurança, quando é exigido há também o uso de óculos, protetores auriculares e outros itens de proteção.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, o uso desses equipamentos é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador. "Usualmente tanto os trabalhadores da Emurb como os prestadores de serviços fazem uso dos EPIs. Mas agora sobretudo o uso é algo imprescindível", declara Ferrari.

Ferrari enfatiza que outras medidas estão sendo tomadas. "Logo cedo, antes mesmo de o expediente começar, realizamos a higienização da parte interna dos veículos que transportam as equipes, lavando com produtos à base de álcool", ressalta.

Os servidores lotados na Diretoria de Operações da empresa estão sendo contemplados com ações educativas que esclarecem a letalidade do COVID-19 e recebem alguns cuidados, a exemplo de aferição de temperatura. O procedimento será feito em todas as unidades da Emurb.