Prefeitura prepara 20 leitos de retaguarda para ampliar atendimento a pacientes com covid-19

Saúde
08/04/2020 15h00

A Prefeitura de Aracaju finaliza a instalação de 20 novos leitos de retaguarda para atendimento de pacientes infectados com covid-19. A obra, executada no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, no bairro Dom Luciano, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em visita de trabalho realizada nesta quarta-feira, 8, a secretária Waneska Barboza acompanhou a instalação dos novos leitos, que devem estar disponíveis para a população a partir da próxima semana. Segundo Waneska, diante da previsão de aumento do número de casos críticos de pacientes infectados pela covid-19, a SMS viabiliza, com esses leitos, outras portas de acesso à rede municipal da Saúde para evitar superlotação das unidades hospitalares.

“Como algumas áreas da nossa Rede de Saúde foram fechadas temporariamente devido ao decreto municipal, organizamos vinte leitos de retaguarda no Caps Jael, com toda a estrutura de equipe médica e de enfermagem, para atender a pacientes em casos com baixa complexidade e que precisem ser internados. Nosso intuito é munir a população de opções e não expor pessoas sem síndromes gripais à contaminação”, explicou Waneska.

Segundo o diretor administrativo da SMS, Adriano Nogueira, grande parte da estrutura de novos leitos já está pronta. “Estamos aguardando chegar apenas alguns equipamentos. É importante destacar o esforço da equipe da Coordenação de Infraestrutura [Coinfra], os trabalhadores e a parte técnica, que trabalharam diariamente desde o dia 31 de março, para deixar tudo pronto. Foi um trabalho gigantesco da infraestrutura para montar estes 20 leitos de retaguarda, seguindo os protocolos de proteção, cumpridos com uso de máscaras e distanciamento, além de todo o aparato para a equipe”, enfatizou.