Prefeitura realiza feira dos pescados em novo formato para prevenção da covid-19

Serviços Urbanos
08/04/2020 15h30

Mantendo a tradição da Semana Santa, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou, nesta quarta-feira, 8, na praça de eventos dos mercados centrais, a realização da feira dos pescados.
 
Este ano, a estrutura foi montada em novo formato para atender as medidas de distanciamento social e de higienização, por conta da necessidade de cumprimento das recomendações sanitárias e dos decretos municipais de enfrentamento da covid-19.

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, essa medida foi aprovada pelo Comitê de Operações Emergenciais para atender as necessidades dos consumidores que frequentam todos os anos essa feira que é tradição na capital. 

“De forma a atender as orientações da Organização Mundial da Saúde, e dos governos federal, estadual e municipal no que se diz respeito às normas de higienização e distanciamento, mudamos toda a estrutura da feira. Com isso os corredores ficaram mais largos, com espaçamento entre as bancas, estamos controlando o número de acesso das pessoas, tanto na entrada, quanto na saída. Além disso, estamos orientando os feirantes que utilizem máscaras e também os consumidores, para que façam uso dos dispositivos para a higienização das mãos, como o álcool em gel e o lavatório instalado no corredor principal da feira.”, explicou o presidente.

Para ressaltar a importância do distanciamento social, banners com orientações sobre medidas de prevenção e disciplinadores foram instalados pelas equipes da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), que também irão fazer o controle de filas e a fiscalização do espaço.
                                      
Segundo Luiz Roberto Dantas, no decorrer da semana, mais dois espaços como este estarão em funcionamento, sendo um no Bugio e outro no bairro América, com horários de funcionamento das 5h30 às 13h30.

“Iremos manter essa estrutura na região dos mercados até a próxima sexta-feira [10], com 58 bancas. A segunda no Bugio, próximo ao mercado Miguel Arraes, nos dias 9 e 10, com 40 bancas; e a terceira no bairro América, ao lado do mercado setorial, no dia 10, com 25 bancas. Tudo isso para oferecer, em todos os ambientes públicos de comercialização, as condições necessárias para afastar as possibilidades de avanço do novo coronavírus", concluiu Luiz Roberto Dantas.

Para a limpeza diária desses locais, a empresa municipal direcionou cerca de 40 agentes da Diretoria de Operações. Aliado a isso, para promover o descarte regular dos resíduos, esses espaços contarão com contentores de 240 litros e caixa estacionária de 5m³, distribuídos estrategicamente.
                                                  
“Nossos agentes estarão auxiliando e orientando as pessoas nas filas, de forma que seja mantido o distanciamento social, como também em qualquer outro tipo de situação que seja necessária nossa intervenção. Além disso, estaremos acompanhando as feiras que irão acontecer nos bairros América e Bugio, nos próximos dias”, afirmou o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, ao explicar a forma de atuação dos agentes.

O aposentado Flávio Moura aprovou a iniciativa de realização da feira em novo formato. “A Prefeitura está de parabéns. Tive uma grata surpresa ao chegar e encontrar este ambiente amplo e muito bem organizado. Há espaço suficiente para a circulação de pessoas, o que me deixou mais tranquilo para fazer as compras”, destacou.

“A estrutura montada está muito boa. Logo na entrada percebi que há um cuidado com a quantidade de pessoas que acessam o espaço e, inclusive, com a disponibilização de álcool em gel. Essa foi uma alternativa muito louvável por parte da Prefeitura para que a tradição da Semana Santa possa ser mantida”, salientou o corretor de imóveis, Cleones Barroso.

Comerciante de mariscos, Elisângela Barbosa também se mostrou satisfeita com a estrutura disponibilizada pela Prefeitura. “Essa feira está sendo muito bom para todos nós. Eu estava muito preocupada de como faria para vender a mercadoria que tinha estocada em casa. Agora, estou mais tranquila e com boas expectativas de vendas”, destacou ela.

Mercados
Além das feiras dos pescados os consumidores terão outras opções para a compra dos produtos para a Semana Santa. Os mercados Maria Virgínia Leite Franco, assim como os setoriais (nos bairros), irão funcionar no horário estabelecido para o período de quarentena, das 5h30 às 13h30.
 
Os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco permanecem fechados. Já as feiras livres permanecem suspensas, atendendo o decreto nº 6.111/2020, que estabelece medidas de enfrentamento de emergência da saúde pública decorrentes da pandemia do coronavírus.