Prefeitura finaliza entrega de kits de alimentação para os 32 mil alunos da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2020 16h30

A Prefeitura de Aracaju finalizou, nesta quarta-feira, 8, a entrega dos kits de alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as famílias de todos os 32 mil alunos receberam os itens, inclusive os jovens e adultos.
 
A ação levou em consideração a importância da merenda escolar para a segurança alimentar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e o fechamento das unidades em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O kit equivale a um mês de merenda escolar e foi entregue levando em conta cada indivíduo, assim as famílias que possuem mais de uma criança matriculada receberam o número respectivo.

A entrega foi iniciada no último dia 30, pelos bairros Santa Maria e 17 de Março. A logística utilizada considerou a divisão administrativa da capital em oito regiões, e priorizou os locais de maior vulnerabilidade social, de acordo com os dados do Observatório Social.

“Foram oito dias contemplando cada uma das regiões administrativas e as 74 escolas. Encerramos com sucesso, com tranquilidade, sem aglomeração, com muita calma, de forma bastante efetiva e eficaz. Foi um trabalho muito intenso e o sentimento é muito bom, de muita alegria e de gratidão. Quero agradecer a cada um que contribuiu de alguma forma para o sucesso desse trabalho”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Os kits destinados aos alunos de creche contaram com 18 itens. Já os kits destinados aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), continham 11 itens. Além dos alimentos in natura, os pais também receberam proteína (frango) e verduras.

“O kit foi diferenciado entre os alunos de creche e de ensino fundamental, respeitando as necessidades nutricionais diferentes. É importante observar que a alimentação escolar supre 25% da necessidade nutricional diária da criança, então o kit obedece a esse critério”, pontuou a secretária. 

Jucimara Alves tem um filho matriculado na Emef Bebé Tiuba, no bairro Luzia. Para ela, que está desempregada, a alimentação recebida será de grande ajuda para manter segurança alimentar do seu filho. "Estamos em casa, sem poder sair, trabalhar. Receber esse kit é muito importante. Tem feijão, arroz, massa de milho, macarrão, muita coisa que vai complementar e ajudar muito em nossa casa", declarou.

Apoio 
A ação contou com o apoio logístico dos servidores lotados na Semed, gestores escolares, prestadores de serviços das empresas terceirizadas, Exército e Capitania dos Portos, principalmente para a garantia da ordem e do cumprimento do Decreto Municipal, no que concerne à proibição de aglomeração nos espaços públicos. Todos os servidores e apoiadores utilizaram Equipamentos de Proteção Individual, conforme protocolos de controle da transmissão do coronavírus. 

Ainda para evitar aglomerações, houve atendimento por turmas, respeitando os turnos de estudo do aluno, isto é, se o aluno estuda no turno da manhã, seu kit foi entregue durante a manhã, e observando o limite máximo de 20 indivíduos por ambiente.