Obra de infraestrutura no Rosa do Sol garante saneamento básico à comunidade local

Obras e Urbanização
29/04/2020 09h00

Demanda da comunidade local contemplada pela Prefeitura de Aracaju, a obra de infraestrutura das ruas do loteamento Rosa do Sol, no bairro Soledade, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), avança e, em apenas cinco meses, praticamente já implantou um novo sistema de esgotamento sanitário na localidade.
 
Além disso, o projeto da rede de microdrenagem já ultrapassa os 80%, enquanto algumas das vias do loteamento já recebem a terraplanagem que prepara a sub-base e a base que servirá como suporte para o calçamento de paralelepípedo. 
 
Atualmente, a obra conta com cerca de vinte operários atuando em três frentes de trabalho simultâneas na execução do projeto que dotará a localidade de infraestrutura e saneamento básico. Para isso, a administração municipal investe mais de R$6,8 milhões em recursos conveniados junto ao governo federal.
 
Na fase atual, a obra conta com mais de 40% de todo o projeto urbanístico já executado e segue cumprindo os prazos do cronograma estipulado inicialmente. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, estima que a obra deve ser entregue no tempo previsto, que é de 12 meses. 
 
"Como a drenagem e o esgotamento sanitário estão adiantados é bem possível que o restante dos serviços sejam executados nos próximos sete meses", analisa o secretário, ao destacar que "há ainda a necessidade de trabalhar o solo das ruas para garantir longevidade ao calçamento e interligar parte da microdrenagem ao canal do Jardim Bahia".

A obra
Os moradores do loteamento Rosa do Sol estão sendo beneficiados com a implantação de uma série de equipamentos estruturantes na localidade, como rede de drenagem com galerias em concreto armado; implantação de rede de esgotamento sanitário; 21 mil m² de pavimentação em paralelepípedo; meio-fio e acessibilidade. Esse projeto contempla as seguintes vias: - Loteamento Rosa do Sol: Avenida "A"; Ruas: "A"; "B"; "C"; "D"; "E"; "F"; "G": "H"; "I", "J"; "K"; Travessas: "A"; "B"; "C"; "D"; "L" - Bairro Soledade; e Rua "C" - Bairro Santos Dumont.