Perícias médicas em domicílio atendem demandas dos servidores municipais

Planejamento e Orçamento
14/04/2020 17h50

Em decorrência das medidas de isolamento social, e da disponibilização de uma plataforma de serviços virtuais para os cidadãos e os servidores municipais, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), montou uma logística diferenciada para atendimento às demandas no período de pandemia. Um destes serviços, que atende diretamente a uma demanda dos servidores, é a realização das perícias médicas para constatação da necessidade de afastamento das atividades laborais.

Antes, este era um serviço realizado de forma presencial no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, conforme os atestados médicos apresentados pelos servidores. Diante da adoção de medidas restritivas de circulação, assegurando o atendimento às demandas e a comodidade dos servidores, desde o último dia 25 de março, os médicos da perícia estão indo até o domicílio dos servidores, mediante a solicitação feita na plataforma Ajuinteligente.

“Já foram encaminhadas mais de 930 solicitações com atestado, que geraram cerca de 340 perícias em domicílio”, explica o gerente Geral de Perícias na Seplog, o médico do Trabalho, Roberto Soares Prado.

Segundo ele, mesmo com efetivo diminuto, foi montada uma logística com os quatro profissionais médicos disponíveis para atendimento à essa nova demanda. “Estamos focando, sobretudo, no atendimento aos servidores que apresentam síndromes gripais e a necessidade de cumprimento de quarentena, dentro dos protocolos preconizados para época de pandemia, atestando a capacidade ou não para o pleno exercício das atividades laborais”, complementa.

Produtividade
Mesmo com as distâncias percorridas no trabalho itinerante, cada profissional vem conseguindo fazer, em média, mais de oito perícias/dia, obedecendo às diretrizes do atual período. “Das 340 perícias realizadas, em 309 o afastamento foi deferido e, em 31 a solicitação foi indeferida”, explica o gerente, alegando que são rigorosamente adotados os critérios previstos na legislação vigente.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, esta medida representa a adoção de uma logística diferenciada, obedecendo aos decretos que restringem a circulação e normatizam o horário de funcionamento dos órgãos públicos.

“Estamos oferecendo uma plataforma de serviços aos cidadãos e aos servidores, evitando a necessidade de buscar atendimento presencial. Nesse sentido, através da nossa Perícia Médica, modificamos nossa operação para viabilizar o atendimento às demandas apresentadas, garantindo segurança e comodidade aos servidores”, destaca o secretário.