Defesa Civil mantém atenção às chuvas e interdita equipamentos na Orla da Atalaia

Defesa Social e Cidadania
18/04/2020 12h23

Desde o início da manhã deste sábado, 18, as equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, dão continuidade ao trabalho de monitoramento das chuvas e interdição de equipamentos de uso comunitário, em áreas públicas. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca a ampla atuação das equipes em atenção às demandas da cidade. "Hoje trabalhamos em três frentes. Atuamos em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o sobrevoo de drones nas feiras livres, para averiguar a circulação de pessoas. Além disso, diante das chuvas que atingem a capital, realizamos o monitoramento preventivo em áreas de risco e mantivemos atenção à interdição de equipamentos que pudessem provocar aglomerações", indicou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, nas últimas 12 horas houve um acumulado de 12.6 milímetros de chuva. "São chuvas leves e localizadas. Não houve registro de ocorrências", explicou.

Entre as localidades inspecionadas pelas equipes, ao longo da manhã, estão áreas de risco nos bairros Porto Dantas e Cidade Nova, assim como houve atenção à avenida Euclides Figueiredo. As equipes permanecem em atenção às demandas que possam surgir e podem ser acionadas através do número emergencial 199. 

O coordenador do órgão informa ainda que a previsão aponta um acumulado de até 20 milímetros de chuva neste sábado.

"Para todo o final de semana a previsão considera a possibilidade de um acumulado de 30 milímetros. Permaneceremos realizando o trabalho de monitoramento", esclareceu Sílvio Prado

Interdições

Ao longo de toda a semana a Defesa Civil de Aracaju, em ação integrada com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), manteve o cronograma de interdições de praças e equipamentos de uso comunitário. O objetivo é atender às demandas previstas no decreto municipal para o enfrentamento à propagação do novo coronavírus (covid-19), de maneira a coibir aglomerações.


Em ação, neste sábado, as equipes estiveram na Orla da Atalaia e interditaram quadras esportivas e equipamentos que pudessem provocar risco à saúde da população. Até o momento, houve instalação de sinalização em 30 praças, na capital.