Academia da Cidade inova e passa a ofertar aulas a partir de transmissões online

Agência Aracaju de Notícias
22/04/2020 17h30

De forma inovadora, o Academia da Cidade, programa mantido pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Aracaju, iniciou nesta quarta-feira, 22, a oferta de aulas online, a partir de transmissões feitas ao vivo no Instagram, no perfil @saudearacaju, por profissionais de Educação Física. Durante esta semana, a programação contemplou aulas na quarta, quinta e sexta-feira, em duas sessões diárias – às 9h e às 16.

O objetivo da iniciativa é fazer os aracajuanos movimentarem o corpo com exercícios simples e de intensidade variada para manter a saúde física e mental durante o período de distanciamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.

No primeiro dia, cerca de 1.200 usuários participaram das transmissões, que tiveram exercícios de ginástica localizada com alongamento no início da aula para preparar o corpo. Em seguida, os usuários fizeram exercícios de ginástica aeróbica e finalizaram a as atividades com dança e um alongamento para relaxar o corpo.

Para o professor Phelipe Machado, que comandou uma das aulas, a primeira live foi um sucesso entre os usuários. “A aceitação do público que frequentava as aulas no Programa Academia da Cidade foi positiva, pois os usuários quando souberam da live ficaram animados e participaram. Recebi dos usuários prints da live e mensagens elogiando nossos exercícios, e dizendo que amaram”, conta o professor.

Implantado em 2006, no último dia 6 de abril, o Programa Academia da Cidade completou 16 anos de existência e está presente em 27 bairros de Aracaju, proporcionando atividades físicas à população da capital, supervisionadas por profissionais, e requalificando os espaços públicos da cidade. Para a coordenadora do Programa, Maria Rita Braga, a live foi pensada com exercícios simples e direcionada às pessoas que fazem parte do grupo de risco, como obesos e portadores de doenças crônicas.

“Os exercícios de alongamento funcional, dança e ginástica aeróbica foram escolhidos por serem simples, não necessitarem de nenhum equipamento sofisticado de treino, e poderem ser feitos em casa tranquilamente. Durante a quarentena as pessoas estão em casa e para não ficarem sem se exercitar, decidimos realizar as lives para os usuários movimentarem o corpo e não ficar sedentários. O sedentarismo leva à obesidade e as pessoas jovens com sobrepeso e doenças crônicas como diabetes são mais susceptíveis ao coronavírus”, explica a coordenadora.

Para o professor de Educação Física Robson Siri, o primeiro dia de live superou as expectativas. “Nosso primeiro encontro foi excelente, foi bacana, e os usuários participaram ativamente. Muitas pessoas fazem  lives de exercícios físicos, então nada mais justo que fazermos também já que o Programa Academia da Cidade possui muitos adeptos. Além disso, nesse momento de distanciamento social é muito importante incentivar as pessoas a se exercitarem para aumentar o condicionamento físico”, ressalta.  

Programação
Mesmo em quarentena e longe da academia é possível manter o corpo em dia com uma rotina de exercícios simples. Confira a programação das lives da Academia da Cidade:

Quinta-feira, dia 23
9h - Exercício aeróbico, coordenação e força - professor Robson Vaqueiro
Alongamento - professor Matheus
16h  Funcional - professor Ivo
Alongamento - professor Anderson

Sexta-feira, dia 24
9h - Localização com bastão – professor Reinaldo
Funcional - professor Wesley
16h - Exercício aeróbico, coordenação e força - professor Robson Vaqueiro
Alongamento - professora Camila